• Resumo

    Gamificação: Agente Motivador na Aprendizagem de Engenharia de Software

    Data de publicação: 03/05/2017
    Estudos mostram que a utilização da Gamificação e de elementos de jogos em ambientes sérios podem aumentar a motivação para execução de atividades. A utilização de Gamificação em ambientes de aprendizagem vem sendo estudada para demonstrar sua eficiência em relação à motivação. Além da motivação extrínseca, ela permite também a geração de motivação intrínseca. Desta forma, a utilização da Gamificação na educação pode contribuir para aumentar a motivação dos estudantes no processo de aprendizagem, já que as atividades acadêmicas tradicionais são usualmente consideradas monótonas. Este trabalho apresenta a análise da relação entre a motivação e o efeito na aprendizagem a partir de um ambiente gamificado.

Anais do Computer on the Beach

O Computer on the Beach é um evento técnico-científico que visa reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de Computação, a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas áreas.

Access journal