• Resumo

    Aplicação dos Algoritmos K-Means e FP-Growth em Perfis de Consumo para Identificação de Perdas Não-Técnicas de Energia em Consumidores Comerciais

    Data de publicação: 03/05/2017
    Um dos principais problemas que enfrentam as empresas concessionárias de energia elétrica é a ocorrência de perda de energia nas redes de distribuição, causados por fraudes de furtos de energia elétrica . Este estudo apresenta uma análise feita com a aplicação dos algoritmos K-Means e FP-Growth a fim de identificar padrões de consumo que possam estar associados a fraudes na rede de distribuição de energia elétrica. As técnicas de clusterização e regras de associação foram aplicadas a um banco de dados real, considerando consumidores comerciais, e os resultados preliminares demonstram que a metodologia proposta é promissora na identificação de fraudes na rede de distribuição.

Anais do Computer on the Beach

O Computer on the Beach é um evento técnico-científico que visa reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de Computação, a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas áreas.

Access journal