• Resumo

    Efeitos dos surfactantes aniônicos LAS e LESS no desenvolvimento e na morfologia da cianobactéria Planktothrix agardhii CCIBt3125

    Data de publicação: 05/03/2016

    Os surfactantes aniônicos Linear Alquilbenzeno Sulfonato (LAS) e Lauril Éter Sulfato de Sódio (LESS) estão entre as principais substâncias utilizadas nas formulações de detergentes comerciais, e são lançados em redes de esgoto poluindo rios e mananciais, habitados por milhares de microorganismos, entre os quais estão as cianobactérias. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos dos surfactantes LAS e LESS sobre o crescimento da linhagem cianobacteriana Planktothrix agardhii CCIBt3125. O experimento teve a duração de 16 dias sendo a contagem dos tricomas feita a cada dois dias, em câmara de Fuchs Rosenthal. O meio BG-11 foi utilizado como controle e os seguintes tratamentos foram testados (n = 3): BG-11+4% de LAS (concentração 4,13 mM) e BG-11+4% de LESS (concentração 5,32 mM), mantidos em temperatura de 23ºC±1, fotoperíodo 14/10 luz/escuro e irradiância 40-50 µmol fótons m-2.s-1. Na condição controle, a cepa apresentou crescimento exponencial do segundo ao décimo dia e taxa de crescimento de 0,17 (µ dia-1) enquanto que, comparativamente, os surfactantes promoveram uma resposta inibitória no desenvolvimento da biomassa: no décimo dia foi observada redução da densidade dos tricomas de 69% no tratamento com LAS e de 70% no tratamento com LESS; no décimo sexto dia houve redução de 88% (LAS) e de 90% (LESS), não havendo diferença significativa entre os dois tratamentos. Segundo a literatura, nossos resultados são os primeiros a mostrar esses efeitos sobre a espécie P. agardhii e estão em concordância com as informações já existentes sobre a ação inibitória de surfactantes no crescimento de outras espécies de cianobactérias; além disso, também mostram a necessidade de maior controle na destinação de efluentes contendo detergentes, devido aos seus efeitos negativos sobre a biota aquática.

Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology

Ciências Ambientais, Ambientes Aquáticos e Costeiros. 

BJAST adota a política de publicação contínua de artigos. Assim, sempre que um manuscrito for aprovado para publicação, estará imediatamente disponível para leitura. 

 

Access journal