Pesquisa de Clima Organizacional e Motivação dos Funcionários do Supermercado Meschke

Bruno Sá Seixas da Silva e Sousa, Carla Beatriz Dias Goulart, Nadine Netto Jardin, kiliano Gesser

Resumo


O presente artigo tem como finalidade analisar a cultura e mensurar o clima organizacional, a satisfação e a motivação dos funcionários do supermercado Meschke. A pesquisa foi realizada por meio de um censo com a aplicação de um questionário que pôde quantificar, por meio de um levantamento detalhado, o nível de motivação dos funcionários, assim como mensurar como é percebido o ambiente de trabalho pelos colaboradores e qual o grau de entrosamento da equipe, incluindo seus gestores. Viu-se que o clima dentro da empresa analisada é razoavelmente satisfatório, mas que ainda há a necessidade de adaptações nos quesitos: trabalho em equipe, comunicação entre colaboradores e direção e ambiente de trabalho. Visto que todos os quesitos são de extrema importância para o bom andamento do clima organizacional, dentro de qualquer empresa, buscando melhorias, aumentando seu índice de satisfação humana, produtividade, motivação, turnover, bem-estar entre os colabores e espírito de equipe, aumentando, assim, a boa qualidade dos serviços/produtos apresentados pela empresa.

Palavras-chave: Cultura. Clima. Motivação. Satisfação.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.