Internacionalização do Petróleo: o caso Petrobrás.

Ana Paula dos Santos, Natalí Nascimento

Resumo


O petróleo é a matéria-prima mais negociada mundialmente, por isso representa destaque no cenário econômico mundial. No Brasil, o mercado petrolífero, além de impulsionar o PIB nacional, promove a participação ativa do país no comércio internacional. Esta representação se dá por meio da Petrobras, empresa brasileira que promove atividades de exploração, produção, comercialização e transporte de petróleo em diversos países. Com o intuito de apresentar este cenário, esta pesquisa teve como objetivo geral descrever o processo de internacionalização do petróleo brasileiro e sua relevância para a economia nacional por meio do estudo de caso da empresa Petrobras. Para atender este objetivo geral, o estudo teve como objetivos específicos: relatar a história do petróleo mundial e brasileiro; destacar as estratégias utilizadas na internacionalização do petróleo nacional e por fim identificar a relevância da internacionalização da Petrobras para a economia brasileira. A metodologia aplicada para o desenvolvimento do estudo foi qualitativa, com pesquisa bibliográfica, estudo de caso e fins descritivos. Como principais resultados pôde-se constatar que a forma de internacionalização da empresa ocorre, na sua maioria, pelo processo de aquisição e Investimento Direto Estrangeiro, além disso, a empresa investe consideravelmente em pesquisa e exploração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas, fato que tem proporcionado ampliação do potencial do país na produção de petróleo. A partir da exploração de petróleo na camada Pré-Sal, a Petrobras poderá abastecer o mercado brasileiro e inserir-se cada vez mais nos mercados internacionais de forma mais competitiva e com produtos de maior valor agregado.

Palavras-chave: Internacionalização. Petróleo. Petrobras.


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