Ações de Responsabilidade Social Desenvolvidas em uma Empresa Prestadora de Serviços Contábeis: buscando a obtenção do Selo Social.

Luciane da Veiga, Fernanda Antunes de Souza Generoso, Gabriela Louise Kureck Mendes, Leonardo Augusto Feller, Mateus Pezzini da Rosa, Thiago Rampelotti

Resumo


A responsabilidade social corporativa cresceu consideravelmente na última década. As ações realizadas por empresas e entidades ajudaram a promover o desempenho mundial e a ONU reconhece que suas conquistas foram extremamente relevantes. Baseado nisto, o presente estudo buscou responder o seguinte questionamento: quais ações implantadas na unidade caso possibilitaram a certificação pelo selo social? Para isto traçou-se como objetivo geral evidenciar as ações implantadas na empresa para obtenção da certificação pelo selo social. Metodologicamente, o estudo se classifica como pesquisa básica. Quanto à abordagem, fez-se uso do método qualitativo. No que se refere aos objetivos, a pesquisa se caracteriza como descritiva, com procedimentos técnicos de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado com os responsáveis pelos projetos sociais da empresa. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise do discurso, pois o questionário foi aplicado em forma de pesquisa e a análise de conteúdo, por considerar os registros dos projetos cadastrados junto à Prefeitura Municipal de Itajaí. Verificou-se que a empresa pratica ações sociais há anos, porém, nunca se interessou em publicá-las por entender que não havia necessidade de divulgá-las. Também se pôde evidenciar que os projetos sociais empreendidos pela empresa são relativamente simples e podem ser executados por empresas de qualquer porte.

Palavras-chave: Responsabilidade social. Objetivos do milênio. Selo Social.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.