Integração de Sistemas no Departamento Contábil: um estudo com os prestadores de serviços contábeis no município de Itajaí/SC.

Felipe Oliveira de Abreu, Ana Gabriela dos Santos, Antônio Marcos Bortolini, Daiane Maiara Ramos, Elaine Regina Machado, Stephanie Oliveira dos Reis Delfino

Resumo


A Ciência Contábil tem evoluído muito nos últimos anos. Procedimentos que inicialmente eram manuais, hoje dão lugar aos procedimentos da era digital. Diante disso, foi abordada a integração de sistemas no departamento contábil. Definiu-se como pergunta da pesquisa: que fatores influenciam a integração de sistemas no departamento contábil nas empresas prestadoras de serviços contábeis na cidade de Itajaí? Para respondê-la foi estabelecido como objetivo geral: analisar os fatores que influenciam a integração de sistemas no departamento contábil das empresas prestadoras de serviços contábeis na cidade de Itajaí. A relevância da pesquisa encontra-se na possibilidade de o contador ter maior disponibilidade para elaborar e analisar as demonstrações contábeis. Em termos metodológicos e considerando a finalidade do estudo, esta pesquisa foi básica, exploratória, descritiva e bibliográfica. Sua natureza teve caráter quanti-qualitativo, com uma pesquisa de campo, utilizando a entrevista estruturada por meio de um questionário. Os resultados demonstraram que o subsídio para uma melhor e mais ágil prestação de serviços contábeis foi o fator positivo de maior relevância; enquanto o fator negativo em destaque foi a resistência por parte dos clientes.

Palavras-chave: Sistemas de informações contábeis. Integração de sistemas contábeis. Escrituração contábil.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.