Orientação Empreendedora, Características do Perfil Empreendedor e seu Relacionamento com o Desempenho Organizacional em Empresas Franqueadas.

Suzete Antonieta Lizote, Miguel Angel Verdinelli, Ana Paula Teixeira, Gustavo Bittencourt Rebello, Jonas Borges Gomes, Leonardo Simas Luiz

Resumo


No atual contexto organizacional, o ambiente de negócios tem exigido dos gestores atuação proativa na identificação de oportunidades e ameaças com a finalidade de obter informações para formular estratégias que auxiliem no processo de tomada de decisões. A orientação empreendedora surgiu como um conceito importante para pesquisar o espírito empreendedor nas organizações, bem como sua influência nos processos estratégicos e no desempenho. Neste sentido, este estudo teve como objetivo analisar a relação entre orientação empreendedora e as características do perfil empreendedor dos gestores com o desempenho das franquias de uma marca de perfumaria. Caracteriza-se, em relação ao seu objetivo, como uma pesquisa de natureza descritiva. Pelos métodos de análise, a abordagem foi quantitativa. A amostra foi composta por 21 empresas de “O Boticário” localizadas nas cidades de Blumenau, Brusque, Camboriú, Florianópolis, Itajaí, Itapema e Joinville, e os dados foram levantados com questionário de autopreenchimento aplicado aos gestores das lojas. Os resultados permitiram assinalar que a orientação empreendedora não exerce influência significativa no desempenho organizacional e a obsessão pela oportunidade é a característica do perfil empreendedor que melhor se relaciona com o desempenho.

Palavras-chave: Orientação empreendedora. Características empreendedoras. Desempenho.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.