• Resumo

    UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: Plano de manejo e aplicação da capacidade de carga no Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS)

    Data de publicação: 20/12/2016

    É crescente a busca do homem pelo contato com o meio ambiente, sobre tudo por meio do turismo. Na década de 1960, houve uma mobilização mundial focada na preservação da natureza e o Brasil seguindo o exemplo, começou a estruturar políticas que garantissem a preservação dos seus ecossistemas. Esse processo acarretou na criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que veio a regulamentar a visitação desses espaços e a sustentabilidade dos ambientes naturais, por meio de planos de manejo e da adoção de modelos de gestão que respeitem sua capacidade de carga. Considerando tais pressupostos, este artigo visa a composição de uma análise tendo como base o planejamento adotado pela Unidade de Conservação - Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS), local onde foram tratadas as questões de manejo e de capacidade de carga para viabilizar o recebimento de visitantes e da promoção da sensibilização para a conservação da biodiversidade. Para desenvolvimento de estudos posteriores, fica a sugestão de realização de pesquisa que englobe todos os parques pertencentes à Região Sul do Brasil, para um possível comparativo em relação ao uso público e à atividade turística. 

    Palavras-chave: Turismo. Unidades de Conservação. Plano de Manejo.

Applied Tourism

Uma plataforma internacional com a finalidade de promover e disseminar a pesquisa científica e tecnológica aplicada em turismo, hospitalidade e gastronomia.

Access journal