REESTRUTURAÇÃO NO PROJETO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR, RS – BRASIL

Viviane Rocha Teixeira, Laura Bibiana Boada Bilhalva, Juliana Niehues Gonçalves de Lima

Resumo


O presente trabalho surgiu de uma nova análise que foi feita através de observação participante dos membros do grupo PET (Programa de Educação Tutorial) Turismo. Identificou-se a necessidade de uma reestruturação no projeto Educação Patrimonial para adequar-se melhor ao perfil das crianças. Assim, como principais resultados, diminuiu-se o número de encontros visando otimizar o tempo e foi realizada algumas modificações como o aumento do tempo de realização de atividades que favorecem a interação entre estudantes. O objetivo deste trabalho é descrever como se efetuou a reestruturação no projeto Educação Patrimonial em escolas municipais de Santa Vitória do Palmar, RS – Brasil. O projeto, que tem como sujeitos crianças do 5º ano, propõem-se a sensibilizá-las e que essas multipliquem os conhecimentos construídos com os adultos (familiares, vizinhos, amigos, entre outros). Acredita-se que pode contribuir, também, em relação ao incremento do turismo histórico-cultural e de lazer na cidade. Para a coleta de dados foi utilizado o método de observação participante e uma pesquisa bibliográfica em trabalhos do próprio Grupo PET. Na análise dos resultados encontra-se a descrição detalhada da reestrputuração do projeto e a justificativa da modificação da estrutura.

Palavras-chave: Patrimônio.  Turismo.  Reestruturação.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14210/at.v1n3.p75-80

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Viviane Rocha Teixeira, Laura Bibiana Boada Bilhalva, Juliana Niehues Gonçalves de Lima

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN: 2448-3524

Classificação Qualis/CAPES: B5

Indexadores/Diretórios:

        

O site do Applied Tourism, assim como seu conteúdo, encontra-se sob a licença: