• Resumo

    ASPECTOS DE MEDIAÇÃO COMUNITÁRIA, CIDADANIA E DEMOCRACIA

    Data de publicação: 28/04/2017

    O texto trabalha a mediação comunitária como processo de empoderamento da sociedade civil. Para tal, aproxima categorias como cidadania, democracia, educação e políticas públicas. Essas categorias norteiam e perpassam as sociedades atuais, complexas e multiculturais. A mediação comunitária é tomada como mecanismo voltado a alavancar uma cultura fraterna, democrática, participativa e produtora de autonomias. A mediação comunitária como mecanismo emancipatório, e o diálogo como condição de possibilidades de um novo modo de se realizar as interações e os conviveres sustentáveis interculturais, funciona como reconhecimento do outro nas sociedades atuais. A mediação comunitária como procedimento e o diálogo como meio, tornam-se caminhos de fuga, como alternativas, para a cidadania de viés intercultural nas sociedades atuais. Em suas diferentes variantes a mediação é geradora de autonomia, já que viabiliza a comunicação horizontal e seus genes carregam aspectos dialogais, por meio dos quais abrem espaços restaurativos de vínculos socioafetivos rompidos. Projeta-se a mediação comunitária como realização da cidadania, já que consolida  a materialidade democrática forte e efetiva. 

  • Referências

    AGUIAR, Carla Zamith Boin. Mediação e Justiça Restaurativa: a humanização do sistema processual como forma de realização dos princípios constitucionais. São Paulo: Quartier Latin, 2009, p. 104-108.

    BERTASO, João Martins (org.). Cidadania, diversidade e reconhecimento. 2. ed. Santo Ângelo: EDIURI, 2012.

    BERTASO, J.M.; COPETTI SANTOS, A.L. Cidadania e Direitos Culturais: a tutela judicial das minorias e hipossuficientes no Brasil. Santo Ângelo: Editora Ediuri, 2014.

    BERTASO, João Martins. Os Direitos Humanos como política de cidadania. In: Revista Direitos Culturais. No 5. Santo Ângelo: FURI, dez 2008, p. 11-16.

    CASTELLS, Manuel. Redes de Indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

    EGGER, Ildemar. Cultura da Paz e mediação: uma experiência com adolescentes. Florianópolis: Boiteux, 2008.

    ERGEN, Kenneth J. “Rumo a um Vocabulário do Diálogo Transformador”. In: SCHNITMAN Dora Fried e LITTLEJOHN Stephen (orgs.). Novos Paradigmas em Mediação. Porto Alegre: Artmed, 1999.

    FARIA, Maria de Mello. A Mediação Familiar: Um estudo de caso. Nova Perspectiva Sistêmica n. 35, Instituto Noos, 2009, p. 72.

    KRISTEVA, Julia. Estrangeiros para nós mesmos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. Revista Novos Estudos Jurídicos - Eletrônica, Vol. 19 - n. 3 - set-dez 2014. ISSN Eletrônico 2175-0491 925.

    MORIN, Edgar. Diários de um caminhante. Disponível em: http://ww2.sescsp.org.br/sesc/ download/2012/edgarMORIN_diarios.pdf. Acesso em: 29 out. 2015.

    PANIKKAR, Raimón. Paz e Interculturalidad: uma reflexión filosófica. Tradução de Germán Ancochea Soto. Milán: Herder, 2002.

    SALES, Lília Maia de Morais. Mediação de Conflitos: Família, Escola e Comunidade. Florianópolis: Conceito Editorial, 2007. p. 134.

    SOUZA, Jessé. A construção social da subcidadania: Para uma sociologia política da modernidade periférica. Belo Horizonte: UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2003.

    TAYLOR, Charles. A política do reconhecimento. In: [et al.] Multiculturalismo: examinando a política de reconhecimento. Lisboa: Instituto Piaget, 1994, p. 45-94.

    TOURAINE, Alain. Pensar outramente: o discurso interpretativo dominante. Tradução de Francisco Morás. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

    VASCONCELOS, Carlos Eduardo de. Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas. São Paulo: Editora Método, 2012, p. 33-128.

    VEZZULA, Juan Carlos. Teoria e prática da mediação. Curitiba: Instituto de Mediação e Arbitragem no Brasil, 1998.

    VEZZULLA, Juan Carlos. A mediação de conflitos com adolescentes autores de ato infracional. (Dissertação de Mestrado em Serviço Social – Universidade Federal de Santa Catarina). Florianópolis, 2004, p. 64. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/bitstream/ handle/123456789/86868/212771.pdf?sequence=1. Acesso em: 10 out. 2015.

    VEZZULLA, Juan Carlos. Mediação: Teoria e Prática Guia para Utilizadores e Profissionais. Lisboa: CEM – Artes Gráficas Barcelos, 2000, p. 97.

    WARAT, Luis Alberto. O ofício do mediador. Florianópolis: Habitus, 2001.

    WARAT, Luis Alberto. Em nome do acordo. Buenos Aires: ALMED; Angra impreciones, 1998, p. 18.

    WARAT, Luis Alberto. Surfando na pororoca: o ofício do mediador. Florianópolis: Editora Boiteux, 2004, p.48-147.

    WARAT, Luis Alberto. A Rua Grita Dionísio! Direitos Humanos da Alteridade, Surrealismo e Cartografia. Trad. e org. Vívian Alves de Assis, Júlio Cesar Marcellino Jr. e Alexandre Morais da Rosa. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal