Vulnerabilidade e ato infracional: o noVo léxico judicial para a legitimação do encarceramento de adolescentes no brasil

Autores

  • Marília de Nardin Budó

DOI:

https://doi.org/10.14210/nej.v20n3.p1026-1056

Palavras-chave:

Ato infracional. Medidas socioeducativas. Criminologia crítica. Vulnerabilidade. Periculosidade.

Resumo

A relação estabelecida entre pobreza e criminalidade é uma das leituras mais comuns no tema da violência no Brasil. Na esfera da infância e da juventude, essa concepção está ainda mais enraizada, pois o adolescente pobre é compreendido sob a ótica tutelar: de vítima da sociedade a vitimizador. Este trabalho busca problematizar essa perspectiva diante de duas rupturas de paradigma: a que funda a criminologia crítica e trata o tema seg-undo uma leitura macroestrutural da criminalização da pobreza; e a que funda a doutrina da proteção integral na área da infância e juventude, rompendo com a perspectiva tutelar. A partir desse arcabouço teórico, e a partir do método dialético, a análise de conteúdo realizada em acórdãos do Superior Tribunal de Justiça permite verificar que o sistema da infância e juventude mantém brechas menoristas e antidemocráticas, fazendo com que os ado-lescentes sejam compreendidos sob a chave da periculosidade, disfarçada de vulnerabilidade.

Biografia do Autor

Marília de Nardin Budó

Professora do Programa de pós-graduação em direito da Faculdade Meridional (IMED-Passo Fundo-RS)

Downloads

Publicado

2015-12-09

Como Citar

DE NARDIN BUDÓ, M. Vulnerabilidade e ato infracional: o noVo léxico judicial para a legitimação do encarceramento de adolescentes no brasil. Novos Estudos Jurí­dicos, Itajaí­ (SC), v. 20, n. 3, p. 1026–1056, 2015. DOI: 10.14210/nej.v20n3.p1026-1056. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/nej/article/view/8363. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos