DA POLÍTICA SOCIAL À POLÍTICA PENAL: PARTIDOS POLÍTICOS E PROPOSTAS DE ALTERAÇÃO DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Autores

  • Marília de Nardin Budó Programa de Pós-graduação em Direito da Faculdade Meridional, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14210/nej.v21n1.p89-120

Palavras-chave:

Populismo penal. Criminologia crítica. Estatuto da Criança e do Adolescente. Proteção integral. Comportamento legislativo.

Resumo

Dada a mudança de paradigma que caracteriza o trata-mento jurídico da criança e do adolescente a partir de 1988 no Brasil, este trabalho investiga o panorama das propostas legisla-tivas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente durante dez anos. Por meio de análise quanti-qualitativa das propostas, e se-gundo o marco teórico da criminologia crítica, identifica se são as políticas sociais ou as políticas penais que têm sido contempladas com o maior número de iniciativas legislativas. Também identifica como ocorre a relação entre os tipos de proposições e os partidos políticos a que pertencem os proponentes. Os resultados indicam uma preponderância das políticas penais, para recrudescer a re-pressão, de um lado, a adultos que vitimizam crianças; e, de outro lado, a adolescentes em conflito com a lei, com preponderância dos partidos de esquerda nas primeiras, e dos partidos de direita nas segundas. Essa tendência contribui para a inversão de priori-dades e para a reprodução social das desigualdades.

Downloads

Publicado

2016-04-29

Como Citar

DE NARDIN BUDÓ, M. DA POLÍTICA SOCIAL À POLÍTICA PENAL: PARTIDOS POLÍTICOS E PROPOSTAS DE ALTERAÇÃO DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS. Novos Estudos Jurí­dicos, Itajaí­ (SC), v. 21, n. 1, p. 89–120, 2016. DOI: 10.14210/nej.v21n1.p89-120. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/nej/article/view/8750. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos