• Resumo

    Adoção: um estudo sobre a perspectiva de pais adotivos

    Data de publicação: 26/04/2017
    A presente pesquisa teve como objetivo analisar a vivência de pais adotantes frente à adoção de uma criança. Para isso realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa com dois casais e duas mães, que efetuaram a adoção há no mínimo quatro anos, totalizando seis participantes como população para a pesquisa. Para a coleta de dados, utilizou-se uma ficha de identificação e uma entrevista semiestruturada do tipo exploratória. A análise de dados foi realizada pelo método de Análise de Conteúdo. Como resultado da pesquisa foi possível perceber que a realização da adoção tem como principal mobilizador a infertilidade de um dos cônjuges, aliada ao desejo intrínseco de se tornar pai/mãe. Em três dos quatro casos, percebeu-se que a construção do vínculo ocorreu de forma gradual. Referente ao relacionamento familiar, três dos casos referem que o mesmo é considerado pelos participantes como agradável e sem ocorrência de nenhum episódio perturbador ao convívio familiar. No entanto, um dos casos apresentou realidade distinta da relatada pelos demais, o que permite evidenciar que a dinâmica familiar constituída a partir da adoção apresenta diferentes contextos e complexidades.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal