• Resumo

    Perfil epidemiológico dos servidores de uma instituição federal de ensino superior do Sul do Brasil

    Data de publicação: 05/12/2016
    Essa pesquisa objetivou traçar o perfil epidemiológico dos servidores de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). A população correspondeu aos servidores, técnico-administrativos (TA’S) e docentes (DOC), que se submeteram ao exame médico periódico no ano de 2013. A coleta de dados amostral deu-se por intermédio da apreciação dos dados pessoais e a respeito da anamnese ocupacional, clínica e dos hábitos de vida dos servidores em foco por meio de uma abordagem epidemiológica. Posteriormente, foi realizada a descrição dos dados com a pretensão de apresentar subsídios e indicar os fatores de risco sobre os quais medidas preventivas e de promoção poderão ser centradas. A partir dos resultados, importa considerar a participação do trabalhador nos processos de intervenção, planejamento e ações efetivas, a fim de potencializar os resultados esperados, assim como melhorar as condições e o ambiente de trabalho. Concluiu-se que os programas voltados para a prevenção e promoção de saúde do trabalhador devem visar necessariamente ao tripé fundamental: bem-estar do trabalhador, eficácia organizacional e participação dos trabalhadores nas decisões e nos problemas ocupacionais.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal