• Resumo

    Tecnologia Assistiva: surge uma nova realidade para as pessoas com deficiência física

    Data de publicação: 05/12/2016
    A Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços. No Brasil, a Tecnologia Assistiva é uma área de conhecimento relativamente nova e as pesquisas enfatizam a necessidade do envolvimento de profissionais especializados em diferentes áreas do conhecimento para o trabalho com pessoas com deficiência. O Programa de Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho e o Curso de Fisioterapia da Univali desenvolvem pesquisas com mestrandos e graduandos de diferentes áreas da saúde sobre o tema em questão, fruto de uma parceria com a Universidade de Brighton. Esta parceria aprovou pelo edital Newton Mobility Grant Scheme 2015 Round 1 o trabalho intitulado “Breaking down barriers and improving quality of life for wheelchair users”. Aproveitando a oportunidade desta parceria, a professora da Universidade de Brighton, Anne Mundy, com importante experiência no processo de Tecnologia Assistiva, esteve em junho deste ano na Univali para ministrar a palestra “Tecnologia Assistiva e mobilidade de pessoas com deficiência física”. Após o evento, a professora conversou com a Revista Brasileira de Tecnologias Sociais.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

Access journal