O PIBID E A CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR: SABERES NECESSÁRIOS PARA A PROFISSÃO DOCENTE

Marta Regina Brostolin, Evelyn Aline da Costa de Oliveira

Resumo


 

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid e suas contribuições para a constituição de saberes profissionais necessários para a atuação docente. Seguindo uma abordagem qualitativa com delineamento exploratório e descritivo, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e registros de observação, com oito acadêmicos bolsistas participantes do Pibid/Pedagogia em uma escola pública, na cidade de Campo Grande/MS. Os resultados revelam a importância do Programa para a formação inicial e a inserção dos acadêmicos na prática docente para promover a construção dos saberes docentes por meio das parcerias com profissionais mais experientes, do conhecimento sobre a organização institucional e o enfrentamento das dificuldades da docência podendo contar com a colaboração de outras pessoas. Evidenciam também que as experiências permitidas pelo Pibid foram essenciais para a decisão de continuarem na docência. 

 


Palavras-chave


Pibid; Acadêmicos bolsistas; Profissão e Saberes docentes.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v17n2.p353-370