• Resumo

    Wallon e a Educação: uma visão integradora de professor e aluno

    Data de publicação: 23/03/2009
    A teoria psicogenética de Henri Wallon constitui a base conceitual escolhida para referenciar este estudo, porque, ao trazer contribuições para a compreensão do desenvolvimento dos seres humanos, oferece conceitos e princípios relevantes para o entendimento da totalidade da pessoa e do papel dos professores em sala de aula. O texto contempla primeiramente a teoria psicogenética walloniana sobre o indivíduo, relacionando os domínios que o compõem; ressalta numa próxima instância a relação Eu-Outro na formação do indivíduo e, conseqüentemente, na formação do professor. Ressalta a seguir a relação entre Wallon e a educação e, por último, mas não menos importante, revela a presença dos domínios afetividade, cognição, ato motor e pessoa, no cotidiano do professor.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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