• Resumo

    UMA ANÁLISE DO RECONHECIMENTO DA UNIÃO HOMOAFETIVA NO BRASIL SOB A LEGITIMIDADE E A TOLERÂNCIA DE RAWLS

    Data de publicação: 10/04/2017
    A homoafetividade sempre gerou polêmica na sociedade. Já foi tida como doença e como crime e, infelizmente, mesmo após tantas evoluções, a maioria ainda se mostra contra a diferente orientação sexual dos indivíduos homoafetivos. Porém, os grupos compostos por Lésbicas, Gays, Bissexyais e Trangêneros (LGBT’s) não podem ser ignorados, pois cada vez mais buscam o reconhecimento legislativo e a aceitação social. No Brasil, a ausência de reconhecimento legislativo foi remediada através de jurisprudência. No ano de 2011 o Supremo Tribunal Federal, em votação unânime, concedeu à união estável homoafeitva os mesmo direitos da união estável heteroafetiva, já em outros países o direito já pode ser encontrado na forma de lei. Entretanto, o maior problema ainda é o da aceitação social, que se trata da legitimidade buscada pelos pares homoafetivos. É essa aceitação que impede que a omissão legal seja suprida, pois sendo o Brasil um país democrático, não pode impor aos demais algo que não concordam. A solução para isso é mais trabalhosa e demorada do que a lacuna legislativa, pois exige a reeducação da população que ainda discrimina os homoafetivos. Esse estudo buscou encontrar soluções para os problemas enfrentados pelos grupos LGBT’s, principalmente no que tange a questão da legitimidade através da teoria da Tolerância de Rawls.
  • Referências

    BOBBIO, Norberto. Dicionário de Política. 11. Ed. Brasília: UNB, 1998.

    BOBBIO, Norberto. Liberalismo e Democracia. São Paulo: Brasiliense, 2006.

    BONAVIDES, Paulo. Ciência Política. 10. Ed. 9. Tiragem. São Paulo: Malheiros, 2000.

    BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

    BRASIL. Lei 11340/06. Lei Maria da Penha. Vade Mecum especialmente preparado para a OAB e Concursos / organização Darlan Barroso e Marco Antonio Araujo Junior. – 2a edição – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2012, p. 1777.

    BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 132 Rio de Janeiro. Relator: BRITTO, Ayres. Publicado em: 14 de outubro de 2011. Disponível em: <http://stf.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/20627227/arguicao-de-descumprimento-de-preceito-fundamental-adpf-132-rj-stf>. Acesso em: 14 de Agosto de 2016.

    CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Enunciado Administrativo nº 14, de 14 de maio de 2013. Dispõe sobre a habilitação, celebração de casamento civil, ou de conversão de união estável em casamento, entre pessoas de mesmo sexo. Ministro: Joaquim Barbosa. Edição nº 89/2013 Brasília - DF, quarta-feira, 15 de maio de 2013.

    DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos Humanos e Cidadania. 2. Ed. São Paulo: Moderna, 2004.

    DIAS, Bruno Smolarek. A Tutela dos Direitos Humanos Sociais pelos Tribunais Internacionais: prospectiva de reconhecimento do Direito à Educação como potencial norma de jus cogens. 280 fls. Tese [Doutorado em Ciências Jurídicas]. Centro de Ciências Jurídicas, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí – SC, 2014.

    DIAS, Bruno Smolarek. Direitos Humanos e seus problemas de efetivação. Cascavel: Smolarek, 2009.

    DIAS, Bruno Smolarek. Uma nova leitura de “O Conceito do Político” de Carl Schmitt. In: KOZICKI, Katya. Teoria jurídica no século XXI: reflexões críticas. Curitiba: Juruá, 2007.

    DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das famílias. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.

    DIMOULIS, Dimitri; LUNARDI, Soraya. Curso de Processo Constitucional. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2016.

    FIGUEIREDO, L.; FIGUEIREDO, R. Direito Civil: Família e Sucessões. Editora Jus Podivm, 2014.

    G1. Veja lista de países que já legalizaram o casamento gay. Seção Mundo. G1. Publicado em: 26 de Jun. 2015. Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/06/veja-lista-de-paises-que-ja-legalizaram-o-casamento-gay.html>. Acessado em: 06 de Nov. 2016.

    GAGLIANO, Paulo Stolze. Novo Curso de Direito Civil: Direito de Família. 2ª edição. São Paulo: Saraiva, 2012.

    HABERLE, Peter. A sociedade aberta dos intérpretes da Constituição: contribuição para a interpretação pluralista e “procedimental” da Constituição. Porto Alegre: S. A. Fabris, 1997.

    HABERMAS, Jürgen. A constelação pós-nacional: Ensaios políticos. Tradução de Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Littera Mundi, 2001.

    LASSALLE, Ferdinand. A essência da Constituição. Prefácio de Aurélio Wander Bastos. Rio de Janeiro: Liber Juris, 1985.

    LIMA, Cláudia de Castro. A história da homossexualidade e a luta pela dignidade. Aventuras na História: para viajar no tempo. Publicado em 13 de Nov. 2012. Disponível em: < http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/historia-homossexualidade-luta-pela-dignidade-718218.shtml>. Acessado em: 01 de Set. 2016.

    LOPES, Adriana Dias. ‘Se um gay busca Deus, quem sou eu para julgar’, diz papa. Seção Mundo. Revista VEJA. Publicado em 29 de Jul. 2013. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/mundo/se-um-gay-busca-deus-quem-sou-eu-para -julgar-diz-papa/>. Acesso em: 06 de Nov. 2016.

    MARTINS, Renata. União Civil e Casamento Homoafetivo: entenda a diferença. EBC. Publicado em: Set. 2014. Atualizado em: Jun. 2015. Disponível em: . Acesso em: 17 de Ago. 2016.

    MEDEIROS, Jorge Luiz Ribeiro de, A constitucionalidade do casamento homossexual. 1ª Edição, São Paulo: Editora LTR, 2008.

    PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e Justiça Internacional. São Paulo: Saraiva, 2006.

    RAMOS, André de Carvalho. Teoria Geral dos Direitos Humanos na Ordem Internacional. Rio de Janeiro: Renovar, 2005.

    RAWLS, John. Justiça e Democracia. 1. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

    REIS, Toni. Avanços e Desafios para os Direitos Humanos das pessoas LGBT. In: VIEIRA, Tereza Rodrigues. Minorias Sexuais: Direitos e preconceitos. Brasília: Consulex, 2012.

    RIOS, Roger Raupp. A homossexualidade no Direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado; ESMAFE, 2001.

    SANTORO, Bernardo. Sobre o Casamento Gay e Liberdade de Expressão na visão liberal. Instituto Liberal. Publicado em: Mar. 2015. Disponível em: . Acesso em: 19 de Agosto de 2016.

    TREVISAN, João Silvério. Devassos no Paraíso. 3. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar