• Resumo

    AS TEORIAS DA SOBERANIA: Uma análise a partir de Foucault

    Data de publicação: 10/04/2017
    Este artigo tem por objetivo compreender a insuficiência das teorias jurídicas da soberania para entender a emergência do Estado moderno a partir de uma análise da obra de Michel Foucault. Assim, a partir de uma análise bibliográfica dos cursos “Em defesa da sociedade, La société punitive, Segurança, território e população” e do escrito “Vigiar” e punir, pretende-se, por um método crítico, examinar a apreciação foucaultiana às teorias da soberania. Para tanto, primeiramente, será evidenciado, mesmo que de forma esquemática, o modo como se deve ser feita uma analítica do poder segundo Foucault. Em seguida, será tratada como certas teorias jurídicas desconsideram as precauções de método que uma analítica do poder deve seguir e, por conseguinte, o motivo pelo qual não são capazes de compreender, de forma devida, a emergência moderna do Estado.
  • Referências

    CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Tradução de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

    DELEUZE, Gilles. “Qu’est-ce qu’un dispositive?”. In. Michel Foucault philosophe: Rencontre internationale. Paris 9, 10, II janvier 1988. Seuil/Gallimard, 1989

    DÍAZ, Esther. La filosofía de Michel Foucault. Buenos Aires: Biblos, 2014, p.234.

    DUARTE, André. De Michel Foucault a Giorgio Agamben: a trajetória do conceito de biopolítica. Janeiro de 2008. Disponível em http://works.bepress.com/andre_duarte/17. Acesso em 1 de julho de 2014.

    FONSECA, Márcio Alves. Michel Foucault e o Direito. São Paulo: Max Limonad, 2002.

    __________. ‘Normalização e o direito’. In. Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: Nau, 2000.

    FOUCAULT, Michel. Dits et Écrits (vol.1-4). Organização de Daniel Defert e François Ewald. Paris: Gallimard, 1994.

    __________. Ditos e Escritos VI: Michel Foucault, Repensar a Política. Organização de Manoel Barros da Motta. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

    __________. Em Defesa da Sociedade. Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

    __________. História da sexualidade I: A vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

    __________. La société punitive. Édition établie sous la direction de François Ewald et Alessandro Fontana, par Daniel Defert. Seuil/Gallimard: 2013.

    __________. Os anormais. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

    __________. Segurança, território e população. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

    __________. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 18ª ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

    LEMKE, Thomas. Biopolitics: An advanced introduction. Nova Iorque: New York University Press, 2011.

    MONOD, Jean-Claude. Foucault: La police des conduites. Paris: Éditions Muchalon, 1997.

    MUCHAIL, Salma Tannus. Foucault, simplesmente. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

    REVEL, Judith. Foucault: conceitos essenciais. Tradução de Carlos Piovezani Filho e Nilton Milanez. São Carlos: Claraluz, 2005.

    SANTOS, Rone Eleandro. Genealogia da Governamentalidade em Michel Foucault. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, UFMG, 2010.

    SILVEIRA, Rafael Alcadipani. Michel Foucault: o Poder e Análise das Organizações. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

    SMART, Berry. Michel Foucault: Revised Edition. Londres e Nova Iorque: Routledge, 2002.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar