• Resumo

    A RELEVÂNCIA DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA FRENTE AOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

    Data de publicação: 28/04/2017
    A presente pesquisa tem como objeto de análise a relevância do instrumento processual denominado Ação Civil Pública como forma de promover o objetivo 15 da agenda global 2030 que dispõe acerca da vida sobre a terra e abrange todo o meio ambiente visando proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter à degradação da terra e deter a perda de biodiversidade. O objetivo geral deste estudo é determinar a relevância da Ação Civil Pública frente à tutela de direitos e interesses transindividuais e ecológicos, envolvendo igualmente a comunidade não humana. Em síntese conclusiva percebe-se a relevância da Ação Civil Pública tanto na esfera local, como global, inclusive em consonância com o que dispõe a Agenda Global 2030, vez que a preservação do Meio Ambiente e a Vida na Terra abordada no objetivo 15 necessitam além de Políticas Públicas, de mecanismos de solução de conflitos ambientais. Para a percepção geral da justificativa e para a construção deste artigo científico foi utilizada a base lógica do Método Indutivo por se tratar de assunto que proporciona ampla discussão sobre sua comprovação e efetividade, cabendo analisar as premissas isoladamente até uma determinada conclusão sem a pretensão de esgotamento da temática.
  • Referências

    ABREU, Pedro Manuel. Processo e Democracia: O processo jurisdicional como um locus da democracia participativa e da cidadania inclusiva no estado democrático de direito. Vol. 3. São Paulo: Conceito Editorial, 2011.

    AQUINO, Sérgio Ricardo Fernandes de. Cidadania: por uma philia democrática e fraterna. In: CUNHA, Paulo Jorge Fonseca Ferreira da; AQUINO, Sérgio Ricardo Fernandes de (orgs). Palimpsesto: a democracia. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2016.

    BARROSO, Luís Roberto. O Direito constitucional e a Efetividade de suas Normas: limites e possibilidades da Constituição brasileira. 7. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.

    BODNAR, Zenildo. O Dever Fundamental de Proteção do Ambiente e a Democratização do Processo Judicial Ambiental. Disponível em: <http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/recife/direito_ambiental_zenildo_bodnar.pdf > Acesso em: 05 jun. 2016.

    BOSSELMANN, Klaus. O princípio da sustentabilidade: transformando direito e governança. Tradução de Phillip Gil França. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.

    BRASIL. Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG. Apelação Cível: AC 10024031822265001 MG. Relator: Des.(a) Vanessa Verdolim Hudson Andrade. 06 mai. 2014. Disponível em: <http://tj-mg.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/120459069/apelacao-civel-ac 10024031822265001-MG >. Acesso em: 28 jun. 2016.

    COSTA, Kalleo Castilho. Ação Popular e Ação Civil Pública. Disponível em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9888&revista_caderno=9> Acesso em 27 jun. 2016.

    DESTEFENNI, Marcos. Direito Penal e licenciamento ambiental. São Paulo: Memória Jurídica, 2004.

    FIORILLO, Celso Antônio Pacheco. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

    FREITAS, Vladimir Passos de (org.). Direito ambiental em evolução. Curitiba: Juruá, 2010.

    GRINOVER, Ada Pellegrini. Uma nova modalidade de legitimação à ação popular. Possibilidade de conexão, continência e litispendência: Ação Civil Pública: Lei n° 7.348/85 - Reminiscências e reflexões após dez anos de aplicação. São Paulo: Revista dos tribunais, 1995.

    GUATTARI, Félix. As três ecologias. Tradução de Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas, (SP): Papirus, 1990.

    LEFF, Enrique. A aposta pela vida: imaginação sociológica e imaginários sociais nos territórios ambientais do sul. Tradução de João Batista Kreuch. Petrópolis, (RJ): Vozes, 2016.

    LEITE, Carlos Henrique Bezerra. Direitos metaindividuais. São Paulo: LTr, 2005.

    LEITE GARCIA, Marcos; MARQUES JÚNIOR, William Paiva; PILAU SOBRINHO, Liton Lanes. Aportes do novo constitucionalismo democrático latino-americano e da UNASUL para os direitos fundamentais: os direitos ambientais como demandas transnacionais e o tratamento prioritário da sustentabilidade. Novos Estudos Jurí¬dicos, v. 19, n. 3, p. 959-993, nov. 2014. Disponível em: <http://siaiap32.univali.br/seer/index.php/nej/article/view/6675/3810>. Acesso em: 03 fev. 2017.

    LUHMANN, Niklas. Legitimação pelo Procedimento. Tradução de Maria da Conceição, Brasília: UNB, 1980.

    MACHADO, Paulo Afonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 9. ed. São Paulo: Malheiros, 2000.

    MATTEI, Ugo. Bienes comunes: un manifiesto. Traducción de Gerardo Pisarello. Madrid: Trotta, 2013.

    MAZZILLI, Hugo Nigro. A defesa dos Direitos Difusos em Juízo. 12 ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

    MEIRELLES, Hely Lopes. Mandado de Segurança, ação popular, ação civil pública, mandado de injunção e habeas data. 18ª ed. São Paulo: Malheiros, 2008.

    MIELKE SILVA, Jaqueline. O direito processual civil como instrumento de realização de direitos. Porto Alegre: Verbo Jurídico, 2005.

    MILARÉ, Édis. Direito do Ambiente. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2000.

    ONUBR. Transformando Nosso Mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Disponível em: < https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/ > Acesso em 26 jun. 2016.•.

    ONU. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: dos ODM aos ODS. Disponível em: <http://www.pnud.org.br/ods.aspx > Acesso em: 05 jul. 2016.

    PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da Pesquisa Jurídica: Teoria e Prática. 13.ed. Florianópolis: Conceito Editorial, 2015.

    PEREZ-LUÑO, Antonio Enrique. La tercera generación de derechos humanos. Cizur Menor (Navarra): Editorial Arazandi, 2006.

    REZENDE, Élcio Nacur, BIZAWU, Kiwonghi. Responsabilidade civil por danos ambientais no Brasil e em Angola: um estudo panorâmico comparado da teoria do risco criado versus a teoria do risco integral nos ordenamentos positivados do Brasil e Angola. In: ANAIS DO XXII ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI/UNINOVE. Florianópolis: FUNJAB, 2013, p. 138-155. Disponível em: «http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=86fe37cd03aa6055». Acesso em 01 fev. 2017.

    RIBEIRO, Job Antônio Garcia; CAVASSAN, Osmar. Os conceitos de ambiente, meio ambiente e natureza no contexto da temática ambiental: definindo significados. Revista Gôndola, Bogotá-Colômbia, v. 8, n. 2 Julho-Dezembro, 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/5854270/Os_conceitos_de_ambiente_meio_ambiente_e_natureza_no_contexto_da_tem%C3%A1tica_ambiental_definindo_significados. Acesso em 15 de jan. de 2017.

    SAAVEDRA, Fernando Jaime Estenssoro. Medio ambiente e ideología: la discusión pública en Chile, 1992-2002. Santiago: Ariadna/Universidad de Santiago de Chile – USACH, 2009.

    SOUZA, Paulo Roberto Pereira. A tutela jurisdicional do meio ambiente e seu grau de eficácia. In: LEITE, Rubens Morato; DANTAS, Marcelo Buzaglo (Org.). Aspectos processuais do direito ambiental. 2. ed. São Paulo: Forense Universitária, 2004.

    STAFFEN, Márcio Ricardo; DE AQUINO, Sérgio Ricardo Fernandes. A (in) viabilidade de uma cidadania ecológica global na América do Sul: reflexões a partir da ecosofia e da sensibilidade jurídica. Novos Estudos Jurí¬dicos, v. 21, n. 3, p. 1084-1118, nov. 2016. Disponível em: <http://siaiap32.univali.br/seer/index.php/nej/article/view/9692/5443>. Acesso em: 21 jan. 2017.

    STAFFEN, Márcio Ricardo. Interfaces do direito global. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2015.

    WALLERSTEIN, Immanuel. Capitalismo histórico e civilização capitalista. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.

    ZAVASCKI, Teori. Processo Coletivo: tutela de direitos coletivos e tutela coletiva de direitos. Porto Alegre: UFRGS, 2005. 295 f. Tese (Doutorado em Direito) – Programa de Pós Graduação em Direito, Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar