• Resumo

    FUTEBOL-EMPRESA: ANÁLISE DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL DO FUTEBOL BRASILEIRO

    Data de publicação: 02/08/2016
    O presente trabalho visa a expor as mudanças trazidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte - LRFE e suas principais consequências no futebol brasileiro. Objetiva-se, por meio da óptica do futebol-empresa, observar se e, caso positivo, como e de que maneira a referida lei poderá produzir efeitos no sentido da modernização do futebol e da profissionalização de sua gestão, não apenas no sentido de promover governança, mas também em sua gestão fiscal. Por meio do método hipotético-dedutivo e da metodologia bibliografia e documental, tem-se como objetivos específicos analisar três pontos principais da LRFE: a) o Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro - Profut, verificando as condições necessárias para que as entidades desportivas dele façam parte, bem como dos pressupostos para o refinanciamento de dívidas perante a União; c) a influência que a ideia de fair-play financeiro possui nessa lei; e c) analisar os incentivos à governança desportiva, mais especificamente, por meio da responsabilização solidária e ilimitada dos dirigentes por determinadas situações dispostas em lei, que configuram gestão temerária, como no caso de desvio de finalidade e a criação de risco excessivo e irresponsável para o patrimônio do clube. Observa que a União, no caso vertente, funciona como verdadeira credora, uma vez que permite o parcelamento das dívidas, mas, como contraprestação, exige diversas medidas fundamentais para a modernização do esporte no Brasil.
  • Referências

    SILVA, Lucas do Monte. SILVA, Leonardo do Monte. Futebol-empresa: análise da lei de responsabilidade fiscal do futebol brasileiro. Revista Eletrônica Direito e Política, Programa de PósGraduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI, Itajaí, v.11, n.2, 2º quadrimestre de 2016.

    Disponível em: www.univali.br/direitoepolitica - ISSN 1980-7791.

    ALVES, José Antônio Barros; PIERANTI, Octavio Penna. O estado e a formulação de uma política nacional de esporte no Brasil. RAE electron., São Paulo , v. 6, n. 1, June 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482007000100002&lng=en&nrm=iso>.

    ALVITO, M. A parte que te cabe nesse latifúndio": o futebol brasileiro e a globalização. Análise Social, Lisboa, v. 41, n.179, p.451-474, 2006

    CONCEIÇÃO, Lucas Gonçalves; COSTA, Eder Dion de Paula. A emancipação social por meio da economia solidária: o caso da Conforja como uma concreta possibilidade. Revista Direito e Liberdade, Natal, v. 17, n. 3, p. 139-157, set./dez. 2015. Quadrimestral.

    CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL. Conselho Técnico da Série A aprova Fair Play Trabalhista por unanimidade. Disponível em: <http://www.cbf.com.br/noticias/campeonato-brasileiro-serie-a/conselho-tecnico-da-serie-a-aprova-fair-play-trabalhista-por-unanimidade#.VdjKhnjfCp0> Acesso em: 22 de ago. 2015

    CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL. Regulamento Específico da Competição Campeonato Brasileiro da Série A 2015. Disponível em: <http://cdn.cbf.com.br/content/201503/20150309185448_0.pdf> Acesso em: 22 de ago. 2015.

    UEFA. UEFA Club Licensing and Financial Fair Play Regulations: Edition 2015. Disponível em: <http://www.uefa.org/MultimediaFiles/Download/Tech/uefaorg/General/02/26/28/41/2262841_DOWNLOAD.pdf> Acesso em: 22 de ago. 2015.

    FERKINS, Lesley; SHILBURY, David; MCDONALD, Gael. The role of the board in building strategic capability: Towards an integrated model of sport governance research. Sport Management Review 8.3 (2005): 195-225.

    HUGHES, Rob. Former Star on the Soccer Field Tries to Level It. The saturday profile. The New York Times, 31 de out. 2009. Disponível em: <http://www.nytimes.com/2009/10/31/world/europe/31platini.html?_r=1>. Acesso em: 22 de ago. 2015

    GLOBOESPORTE.COM. Conselho Fiscal reprova contas do Vasco pelo quarto ano consecutive. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2013/12/conselho-fiscal-reprova-contas-do-vasco-pelo-quarto-ano-consecutivo.html>. Acesso em 20 set. 2015.

    LEONCINI, Marvio P.; SILVA, Marcia T. Entendendo o futebol como um negócio: um estudo exploratório. Revista Gestão e Produção. Vol. 12, no. 1, p. 11 a 23, 2005.

    PERRUCI, Felipe Falcone. Clube-empresa: o modelo brasileiro para transformação dos clubes de futebol em sociedades empresárias. Dissertação (Mestrado em Direito) – Curso de Mestrado da Faculdade de Direito Milton Campos, Faculdade de Direito Milton Campos, Nova Lima, 2006.

    SANTOS, L.M.V. A Evolução da Gestão no Futebol Brasileiro. Dissertação de Mestrado. Fundação Getúlio Vargas/ Escola de Administração de Empresas de São Paulo: São Paulo, 2002 .

    SOARES, Mario Luiz. A miopia do marketing esportivo dos clubes de futebol no Brasil: proposta de um modelo de gestão de marketing esportivo para os clubes brasileiros. 2007. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

    SOUZA, Gabriel Menandro Evangelista de. Adoção do regime de empresa e o futebol profissional. 2005. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Brasília.

    VEJA. Dívida Ativa da União – Clubes de futebol. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/complemento/esporte/pdf/dividas-times-futebol.pdf>. Acesso em: 21 set. 2015

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar