• Resumo

    AS ATRIBUIÇÕES DE POLÍCIA JUDICIÁRIA NO BOJO DAS INVESTIGAÇÕES DE HOMICÍDIOS DOLOSOS PRATICADOS POR POLICIAIS MILITARES CONTRA CIVIS

    Data de publicação: 02/08/2016

    O presente trabalho tem por escopo analisar o conflito de atribuições de polícia judiciária nas investigações dos crimes de homicídios dolosos praticados por policiais militares contra vítimas civis. Diante da atecnia das sucessivas alterações legais e da atual diversidade de tratamento da questão em cada Estado membro, se faz necessária uma abordagem acurada, condizente com a Constituição Federal e com as convenções internacionais de direitos humanos.

  • Referências

    GHIRALDELLI, Felipe Vittig. LEITE, Ruano Fernando da Silva. As atribuições de polícia judiciária no bojo das investigações de homicídios dolosos praticados por policiais militares contra civis. Revista Eletrônica Direito e Política, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI, Itajaí, v.11, n.2, 2º quadrimestre de 2016. Disponível em: www.univali.br/direitoepolitica - ISSN 1980-7791.

    ASSIS, Jorge Cesar de. Aspectos penais e processuais penais e administrativos. 2ª Ed. Curitiba: Juruá, 2007.

    BUSATO, Paulo César. Direito Penal: parte especial 1. São Paulo: Atlas, 2014.

    CASTRO, Henrique Hoffmann Monteiro de. Homicídio praticado por PM contra civil: atribuição da Polícia Civil. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 21, n. 4572, 7 jan. 2016. Disponível em:<https://jus.com.br/artigos/45635>. Acesso em: 15 janeiro 2016.

    FERNANDES, Antonio Scarance. Processo Penal Constitucional. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

    GRECO, Rogério. Curso de Direito Penal: parte especial II. 11ª Ed. Niterói: Impetus,2015.

    JESUS, Damasio Evangelista. Competência para julgamento de crime militar doloso contra a vida. Blogdamasio. Disponível em:<http://blog.damasio.com.br/?p=94>. Acesso em: 29 de dez. de 2015.

    LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado.16ª Ed. São Paulo: Saraiva. 2013.

    LIMA. Renato Brasileiro. Manual de Processo Penal. 3ªEd. Salvador: Juspodivm, 2015.

    LOBÃO, Célio. Comentários ao Código Penal Militar: Vol. 1 Parte Geral. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

    MARCÃO, RENATO. Curso de Processo Penal. São Paulo: Saraiva. 2014.

    MENDES, Gilmar Ferreira. BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. 10ª Ed. São Paulo: Saraiva: 2015.

    PEREIRA, Jeferson Botelho. Crimes dolosos contra a vida cometidos por militares contra civis. Minas Gerais, 23 de março de 2009. Disponível em: <http://www.jefersonbotelho.com.br/crimes-dolosos-contra-a-vida-cometidos-por-militares-contra-civis>. Acesso em: 15 janeiro 2016

    ZANOTTI, Bruno Taufner. Homicídio cometido por policial militar contra civil: atribuição investigativa da polícia civil ou da polícia militar? Goias, 20 de novembro de 2013. Disponível em: <http://sindepol.com.br/site/artigos/homicidio-cometido-por-policial-militar-contra-civil-tribuicao-investigativa-da-policia-civil-ou-da-policia-militar.html>. Acesso 29 dezembro 2015.

    TÁVORA, Nestor; ALENCAR, Rosmar Rodrigues. Curso de Direito Processual Penal. 9ª Ed. Salvador: Juspodivm, 2014.

    TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Manual de Processo Penal. 15ª Ed. São Paulo: Saraiva: 2012.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar