• Resumo

    A ILUSÓRIA TUTELA PENAL DE UM MEIO AMBIENTE SUSTENTÁVEL

    Data de publicação: 02/08/2016

    Apesar de discursos declarados tentarem validar o sistema penal com reparador e inibidor de danos ambientais, percebe-se que, na prática, as promessas, com viés ambiental protetivo, estão longe de serem satisfeitas. Diante desse cenário, utilizando-se do método dedutivo, este estudo tem o objetivo de investigar se o direito penal pode ser considerado um sistema coerente para garantir a tutela do meio ambiente, contribuindo para a concretização da sustentabilidade ambiental. Nesse sentido, com a análise da crise ambiental e da sustentabilidade, bem como da proteção jurídica do meio ambiente e a deslegitimação do direito penal frente à tutela ambiental, pode-se concluir que o direito penal traz uma falsa ideia de tutela ambiental, pois não é um sistema adequado para proteger o meio ambiente, muito menos para promover a sustentabilidade.

  • Referências

    BALDISSERA, Rafaela. AQUINO. Sérgio Ricardo Fernandes de. A ilusória tutela penal de um meio ambiente sustentável. Revista Eletrônica Direito e Política, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI, Itajaí, v.11, n.2, 2º quadrimestre de 2016. Disponível em: www.univali.br/direitoepolitica - ISSN 1980-7791.

    AGUIRRE, João Ricardo Brandão; TÁVORA, Nestor. Leis contidas no Vade Mecum. Rio de Janeiro: Forense: São Paulo: Método, 2014.

    ANDRADE, Vera Regina Pereira. A ilusão de segurança jurídica: do controle da violência à violência do controle. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003.

    ANDRADE, Vera Regina Pereira. Minimalismos, abolucionismos e eficienticismo: a crise do sistema penal entre a deslegitimação e a expansão. Revista Sequência, n. 52, julho de 2006.

    AQUINO, Sérgio Ricardo Fernandes de. O direito em busca de sua humanidade: diálogos errantes. Curitiba: CRV, 2014.

    AQUINO, Sérgio Ricardo Fernandes. Empório do direito. Princípio jurídico esquecido da sustentabilidade. Disponível em: <http://emporiododireito.com.br/o-principio-juridico-esquecido-da-sustentabilidade-por-sergio-ricardo-fernandes-de-aquino/>. Acesso em: 17 jun. 2016.

    BARATTA, Alessandro. Criminologia crítica e crítica do direito penal. Tradução de Juarez Cirino dos Santos. Rio de Janeiro: Revan/ICC, 2002.

    BOSSELMANN, Klaus. O princípio da sustentabilidade: transformando direito e governança. Tradução de Phillip Gil França. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.

    BRASIL. Constituição Federal. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em 10 de jun. de 2016.

    BUDÓ, Marília de Nardin. Criminologia e dano moral: a efetivação da sustentabilidade de para além do direito penal. In: TRINDADE, André Karam; ESPÍNDOLA, Ângela Araújo da Silveira; BOFF, Salete Oro (Orgs.). Direito, Democracia e Sustentabilidade: anuário do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, Democracia e Sustentabilidade. Passo Fundo: IMED Editora, 2014.

    FRAGOSO, Heleno Cláudio. Lições de direito penal: parte geral. Rio de Janeiro: Forense, 2004.

    GUDYNAS, Eduardo. Derechos de la naturaleza: ética biocéntrica y políticas ambientales. Lima: CLAES, 2014.

    HANNIGAN, John. Sociologia ambiental. Tradução de Annahid Burnett. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

    KARAM, Maria Lúcia. Recuperar o desejo da liberdade e conter o poder punitivo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.

    LATOUCHE, Serge. Pequeno tratado do decrescimento sereno. Tradução de Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

    LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. Tradução de Sandra Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2010.

    PALMA, Fernando Oliva. Tutela penal do meio ambiente: a importância dos tipos penais de perigo na difícil tarefa de evitar o dano ambiental. Revista Magister de Direito Ambiental e Urbanístico, n. 39, dez-jan. 2012, p. 33-45. Disponível em: <http://www.santossilveiro.com.br/wp-content/uploads/2012/03/Artigo-A-tutela-penal-do-meio-ambiente-Fernando-Palma.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2016.

    SEN, Amartya. Por que é necessário preservar a coruja-pintada. FOLHA DE SÃO PAULO. São Paulo, 14 de março de 2014. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u11316.shtml. Acesso em 15 de jun. de 2016.

    UNITED NATIONS. Our common future. Disponível em: <http://www.un-documents.net/ocf-02.htm>. Acesso em 10 de jun. de 2016.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar