• Resumo

    A CORRUPÇÃO COMO FATOR IMPEDITIVO DA DEMOCRACIA: UMA LEITURA DA OBRA GLÓRIA INCERTA APLICADA AO BRASIL

    Data de publicação: 30/08/2016
    Este artigo tem por objetivo analisar o tema inerente ao problema da corrupção como fator impeditivo da democracia. A corrupção condena a sociedade ao subdesenvolvimento ao gerar a desigualdade. A corrupção é a negação das promessas Constitucionais e, uma barreira à efetivação dos direitos fundamentais. Nesta seara, o problema versa sobre: Em que medida a corrupção e/ou aumento da corrupção torna-se um fator impeditivo para a  democracia ou para um Estado Democrático de Direito. Percebe-se que as causas que elevam este índice minimizam a efetivação da democracia; a corrupção está inserida nas instituições políticas e sociais, todavia, é necessária uma mudança de valores culturais e cívicos capaz de potencializar um Estado Democrático, pois a dinâmica do poder corrói e inibe a conquista e efetivação da democracia. O locus de análise se dá a partir da obra: Glória Incerta: A Índia e suas contradições, uma vez que essa traz a análise de diversos fatores que impedem a efetivação da Democracia naquele Estado, e entre estes, a corrupção impacta negativamente. Ainda pretendeu-se estabelecer um ponto de contato entre a realidade da Índia e do Brasil, que enfrenta o mesmo problema, sofrendo as mesmas consequências, e aparentemente pode ter a solução com a adoção de medidas semelhantes. Adotou-se como método de abordagem o dedutivo, e como método de procedimento a pesquisa bibliográfica, uma vez que é a mais se adapta ao campo jurídico.
  • Referências

    SILVA, Adamir André. A corrupção como fator impeditivo da democracia: uma leiturada obra Glória Incerta aplicada ao Brasil. Revista Eletrônica Direito e Política, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI, Itajaí, v.11, n.2, 2º quadrimestre de 2016. Disponível em: www.univali.br/direitoepolitica - ISSN 1980-7791.

    ALDRIGHI, Dante Mendes. Corrupção nas empresas: fraudes e conflitos de interesse. Relatório Global de Corrupção: corrupção e o setor privado. Cambridge University Press: Transparency International, 2009.

    ARENDT, Hannah. Crises da República. Tradução: José Volkmann, São Paulo: Perspectiva, 2015.

    AVRITZER, Leonardo; FILGUEIRAS, Fernando. Corrupção e sistema político no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

    BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. Tradução de Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

    BRASIL. Constituição da República do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. São Paulo: Saraiva, 2015.

    ______. Norberto. O futuro da democracia. Tradução de Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

    ______. Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. 5. ed. Brasília: UNB, 2000.

    BONAVIDES, Paulo. Direitos fundamentais, globalização e neoliberalismo. Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/14991-14992-1-PB.pdf Acesso em: 20 maio 2015.

    ______. Paulo. Do Estado Liberal ao Estado Social. 11. ed.

    São Paulo, 2013.

    BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão. Comissão Européia. Seminário Brasil-Europa de prevenção da corrupção: textos de referência / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão – Brasília: MP, 2007.

    BRAUN, Michele. O fenômeno corrupção: de suas raízes a revitalização da cidadania como forma de enfrentamento do vício social. In: LEAL, Rogerio Gesta; SILVA, Ianaiê Simonelli. (Orgs.). As múltiplas faces da corrupção e seus efeitos na democracia contemporânea [recurso eletrônico]. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2014.

    CARTIER-BRESSON, Jean. Corrupções, liberalizações e democratizações. In: BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão. Comissão Européia. Seminário Brasil-Europa de prevenção da corrupção: textos de referência / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão – Brasília: MP, 2007.

    ______. Jean. Da velha à nova corrupção nos países em desenvolvimento. In: BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão. Comissão Européia. Seminário Brasil-Europa de prevenção da corrupção: textos de referência / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão – Brasília: MP, 2007.

    CONVENÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO - Presidência, Controladoria-Geral da União. Brasília: CGU, 2008.

    DRÈZE. Jean; SEN, Amartya. Glória Incerta: A Índia e suas contradições. Tradução de Ricardo Doninelli Mentes e Laila Coutinho. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

    DWORKIN, Ronald. Constitucionalismo e Democracia. Traduzido de Emílio Peluso Neder Meyer. European Journal of Philosophy, v. 1, n. 3, p. 2-11, 1995.

    FRATTON, Elisangela Furian. A dignidade da pessoa humana e o fenômeno da corrupção no Brasil. In: LEAL, Rogerio Gesta; SILVA, Ianaiê Simonelli. (Orgs.). As múltiplas faces da corrupção e seus efeitos na democracia contemporânea [recurso eletrônico]. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2014.

    GRUBBA, Leilane Serratine. Entre quatro paredes: clausura do ser-político em uma sociedade democrática. In: Simpósio de Direito e Literatura (1: 2010: Florianópolis, SC) Anais [do] I Simpósio de Direito e Literatura; Luis Carlos Cancellier de Olivo. (Orgs.). Florianópolis: Fundação Boiteux, 2011.

    HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Tradução de Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

    HESS, David. Corrupção na cadeia de valor: no setor privado e entre os setores público e privado. Relatório Global de Corrupção: corrupção e o setor privado. Cambridge University Press: Transparency International, 2009.

    LEAL, Rogerio Gesta. Os efeitos deletérios da corrupção em face dos direitos humanos e fundamentais. In: LEAL, Rogerio Gesta; SILVA, Ianaiê Simonelli. (Orgs.). As múltiplas faces da corrupção e seus efeitos na democracia contemporânea [recurso eletrônico]. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2014.

    MAZZARDO, Luciane; COSTA, Marli da. Perscrutando os efeitos da corrupção na realidade pátria: a (des) conexão com os direitos sociais. In: LEAL, Rogerio Gesta; SILVA, Ianaiê Simonelli. (Orgs.). As múltiplas faces da corrupção e seus efeitos na democracia contemporânea [recurso eletrônico]. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2014.

    MORAES, Thiago Perez Bernardes de; SANTOS, Romer Motttinha; TORRECILLAS, Geraldo Leopoldo da Silva. Qualidade democrática, percepção de corrupção e confiança política na América Latina. Revista Eletrônica de Ciência Política, v. 5, n. 1, 2014.

    PLATÃO, A República. Tradução de Ciro Mioranza. São Paulo: Escala, 2000.

    RAWLS, John. O liberalismo político. Tradução de Dinah de Abreu Azevedo. Fenando Paixão (Ed.). São Paulo, 1993.

    RELATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO. PNUD: Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, 2014.

    SANTOS, Kátia P.; AMANAJÁS, Alley Felipe. Democracia e corrupção no Brasil: a face tirana do poder político. Estação Científica (UNIFAP), Macapá, v. 2, n. 1, p. 11-24, jan./jun., 2012.

    SARTORI, Giovani. A teoria da democracia revisitada. Tradução de Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Ática, 1994.

    STAFFEN, Márcio Ricardo; OLIVIERO, Maurizio. A transparência enquanto pretensão jurídica global. A&C – Revista de Direito Administrativo & Constitucional, Belo Horizonte, v. 15, n. 61, p. 61-71, jul.-set. 2015.

    TOCQUEVILLE, A. de. A democracia na América. Tradução de Neil Ribeiro da Silva. São Paulo: Folha de S. Paulo, 2010.

    ZAMBAN, Neuro José. Introdução à Teoria da Justiça de John Rawls. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015.

    ZANINI, Juliano Cesar. Corrupção administrativa e mecanismos de controle externo: discussão doutrinária principiológica. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência Jurídica) Universidade Vale do Itajaí. Itajaí – SC, 2014.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar