• Resumo

    PROSPECÇÕES ACERCA DO ATUAL CENÁRIO DO CONHECIMENTO JURÍDICO: UM ESTUDO DE CASO BASEADO NA OPINIÃO DE ESTUDANTES DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS/RS

    Data de publicação: 16/12/2016

    O atual panorama do conhecimento humano tem acarretado inúmeros questionamentos acerca de sua própria validação, produção, reprodução e transmissão, sendo que tais reflexões parecem apontar para a necessidade de se retornar aos fundamentos do próprio conhecimento (questões epistemológicas). Em específico, no caso do Direito, isso igualmente é observado, se considerado que grande parte das discussões jurídicas contemporâneas traz consigo questões relacionadas à própria teoria do Direito (em aspectos como legitimidade e eficácia do Direito, por exemplo). Há, portanto, uma profunda ligação entre “teoria” e “prática”. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho[1] é, servindo de aporte ao posterior (e necessário) aprofundamento teórico da questão, analisar a opinião de acadêmicos da graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas, coletadas por meio de questionários, acerca de questões relacionadas ao conhecimento jurídico, bem como apresentar breves inferências acerca do cenário de ensino-aprendizagem do Direito e do papel da Doutrina para uma possível mudança na produção do pensamento jurídico. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter estatístico, somando-se à pesquisa bibliográfica adequada de modo a viabilizar a compreensão dos resultados e elaboração de breves prescrições/inferências. Foi utilizado o método de abordagem indutivo e os métodos procedimentais monográfico e estatístico.


    [1] O presente trabalho foi extraído, e posteriormente aprofundado, de um capítulo do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado junto à Faculdade de Direito da UFPel, sob a orientação do Prof.º Dr. Guilherme Camargo Massaú (UFPel).   

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar