• Resumo

    CARACTERIZAÇÃO DOS VISITANTES DO PARQUE MUNICIPAL DA LAGOA DO PERI-FLORIANÓPOLIS-SC: UMA CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA PARA A GESTÃO DA VISITAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

    Data de publicação: 19/11/2010
    O conhecimento das características dos visitantes em Unidades de Conservação, assim como da demanda de visitação são, reconhecidamente, informações importantes para a gestão de seu uso público. Neste contexto, no artigo pretende-se contribuir metodologicamente no campo da coleta, tratamento e análise de dados relativos ao visitante, à visitação e à viagem. Para tanto, apresenta-se o processo de adaptação, teste e aplicação final do Questionnaire Catalogue (Q-Cat), um instrumento de coleta de dados para pesquisa com visitantes em Parques, elaborado por Ken Hornback e Bill Key e adotado em Áreas Protegidas da América do Norte; e cuja aplicação ocorreu junto aos visitantes do Parque Municipal da Lagoa do Peri, Florianópolis-SC. Os resultados foram obtidos através da utilização estatística multivariada e apresentaram três grupos de visitantes com perfis bem definidos, constatando-se também a factibilidade da adoção do Q-Cat na perspectiva do estabelecimento futuro de um instrumento padrão de coleta de dados sobre o visitante e a visitação em Unidades de Conservação do país. Isto permite inserir as informações assim geradas nas estatísticas globais sobre o uso público em APs, haja vista que o Q-Cat, é o instrumento adotado pela Comissão Mundial de Áreas Protegidas – WCPA.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal