• Resumo

    A COMUNICAÇÃO E A INTEGRAÇÃO DOS ATORES DO TURISMO REGIONAL: O CASO DO OBSERVATÓRIO DE TURISMO E CULTURA DA SERRA GAÚCHA (OBSERVATUR)

    Data de publicação: 02/10/2012
    É inquestionável a necessidade da comunicação nas relações humanas e sociais. As organizações são coletividades de pessoas especializadas na produção de bens e serviços, cuja constituição e o desenvolvimento fundamentam-se na comunicação. Muitos dos problemas e desafios organizacionais são, entretanto, originados da falta ou da dificuldade de comunicação. O sucesso da implementação de propostas de desenvolvimento do turismo depende da consistência, da clareza e da eficácia da comunicação entre os atores e as comunidades responsáveis pelo setor, visando à sua participação e ao seu comprometimento com as decisões e realizações. O objetivo deste artigo é mostrar a importância do Observatório de Turismo e Cultura da Serra Gaúcha (Observatur) para a comunicação entre os atores do turismo regional. A região é um dos cinco principais destinos turísticos do Brasil. Para a realização do estudo, de natureza descritiva e exploratória, além de observação direta e observação participante, fez-se revisão de relatórios e de históricos do Observatur. Em razão da série de atividades inéditas realizadas pelo Observatur, verificam se avanços nas propostas de integração regional por meio da comunicação entre os atores do turismo da região da Serra Gaúcha.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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