• Resumo

    A demanda doméstica e internacional do produto turístico Ouro Preto e seus limites temporais e espaciais

    Data de publicação:
    O presente artigo explora o grau de atratividade exercido por centros turísticos, tomando como base a noção de raio de ação de um bem ou serviço, definido na Teoria dos Lugares Centrais, de Walter Christaller. A cidade de Ouro Preto é tomada como objeto de estudo, sendo seus fluxos de turistas domésticos e internacionais analisados a partir de estatísticas descritivas e mapeamento coroplético. Os resultados revelam forte sazonalidade na demanda turística, com picos de visitantes nos meses de férias escolares. Entretanto, turistas domésticos e internacionais apresentam comportamento distinto ao longo do ano. A cartografia identifica os limites do raio de ação do produto turístico de Ouro Preto, revelando a presença de forte controle da distância sobre o fluxo turístico doméstico. Por outro lado, a demanda turística internacional restringe-se à Europa e ao continente americano. Palavras-chave: Produto Turístico, Ouro Preto, Geografia do Turismo.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Access journal