• Resumo

    A atualização literária no texto audiovisual sob o olhar da estética da recepção: uma análise do texto "Senhora" na série "Tudo o que é sólido pode derreter"

    Data de publicação: 18/09/2012

    O objetivo deste artigo é analisar de que forma a teoria da Estética da Recepção, elaborada dentro do campo de estudos literários, consegue abarcar os objetos de estudo do campo de comunicação ajudando a compreender os aspectos de produção de sentidos de um texto televisivo diante de uma obra cultural. Para tanto, vamos requisitar a teoria de Hans Robert Jauss, que se preocupou com a recepção e com o lugar da leitura como formador de sentidos. Para este estudo foram feitas análises de um episódio da série “Tudo o que é Sólido pode Derreter” que traz a atualização literária da obra “Senhora” de José de Alencar. Tal escolha se deve aos estudos mais minuciosos desta série nos quais percebeu-se a possível aplicação da Estética da Recepção como elemento construtor de sentido da narrativa e também como método de análise.

Vozes e Diálogo

Revista Acadêmica vinculada aos Cursos de Comunicação Social e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

 

Access journal