• Resumo

    Juventude em tempo de convergência: estudo sobre o consumo de audiovisual e as apropriações de recursos midiáticos por jovens de Salvador

    Data de publicação: 12/02/2016

    Aspectos conclusivos de pesquisa que mapeia a produção de audiovisual para a internet no Estado da Bahia, seu consumo e contexto sociocultural. Foram analisados 14 canais de produção, todos tendo o YouTube como plataforma base e empreendidos por coletivos de jovens soteropolitanos. Como perspectiva teórica, a noção de consumo midiático enquanto especificidade do consumo cultural. No plano empírico, mesclaram-se métodos qualitativos - sondagem exploratória, entrevistas e grupo focal - e quantitativos - survey eletrônico. As etapas foram guiadas pela análise dos atributos do texto midiático, recursos tecnológicos, estrutura econômica e consumo em rede. Os resultados apontam a utilização da comédia regional como vetor de adesão estética com o público; o uso integrado de plataformas sociais para a promoção do espalhamento e táticas de consumo em rede no polo da recepção.

Vozes e Diálogo

Revista Acadêmica vinculada aos Cursos de Comunicação Social e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

 

Access journal