• Resumo

    O jornalismo e a “lei anti-homofobia”: uma análise das categorizações de pertencimento sobre o projeto de lei 122 nos jornais O Globo e Folha de São Paulo

    Data de publicação: 08/09/2016

    Uma das principais reivindicações dos movimentos brasileiros de minorias sexuais nas últimas duas décadas tem sido a aprovação de uma lei que criminalize a homofobia em âmbito federal. O Projeto de Lei da Câmara n. 122/06, proposto originalmente em 2001, tinha como objetivo punir a discriminação ou preconceito de origem, condição de pessoa idosa ou com deficiência, gênero, sexo, orientação sexual ou identidade de gênero. Nosso objetivo é investigar a cobertura jornalística a respeito do projeto, à luz de princípios metodológicos oriundos da Análise de Categorização de Pertencimento (Membership Categorization Analysis, no original). Argumentamos que o espaço jornalístico é privilegiado no que tange à investigação das estratégias discursivas acionadas por diversos campos em seus posicionamentos sobre o projeto de lei.

     

Vozes e Diálogo

Revista Acadêmica vinculada aos Cursos de Comunicação Social e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

 

Access journal