• Resumo

    AS LÓGICAS INSTITUCIONAIS NO CAMPO ORGANIZACIONAL CIRCO CONTEMPORÂNEO: UMA ETNOGRAFIA MULTISSITUADA NO CONTEXTO BRASIL-CANADÁ

    Data de publicação: 24/02/2017
    Objetivamos neste artigo analisar as lógicas institucionais na formação do campo organizacional do circo contemporâneo o contexto brasileiro e canadense. Para tanto, realizamos uma articulação teórica entre o conceito de lógicas institucionais e formação do campo organizacional circense contemporâneo, a partir de uma etnografia multissituada realizada no Brasil com uma organização circense brasileira, e no Canadá, com os circenses da província de Quebeque, em 2013. Os principais resultados enfatizam as lógicas institucionais profissionais, estatais e de mercado como proeminentes nos campos organizacionais circenses em estudo, entretanto vinculadas a diferentes práticas de trabalho em cada país pesquisado devido às diferenças culturais, sociais e organizacionais destas localidades. Apresentamos um caminho teórico e metodológico de estudo das organizações culturais e artísticas que têm incorporado diferentes práticas de gestão em sua constituição, o que deve ser pensado em outros contextos organizacionais como forma de compreensão das relações entre cultura, organização, mercado e Estado.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal