Pensamento Computacional Desplugado: Ensino e Avaliação na Educação Primária Espanhola

Christian Puhlmann Brackmann

Abstract


O Pensamento Computacional (PC) vem gerando um novo foco educacional nas escolas mundiais como um conjunto de conhecimentos e habilidades para a solução de problemas. Entretanto, não há um consenso de metodologia de ensino e disponibilidade de material para atender às expectativas dos professores. Para verificar a eficácia de aulas de Pensamento Computacional Desplugado, foi realizada uma avaliação de estudantes da educação primária espanhola com uma abordagem Quase-Experimental no intuito de beneficiar crianças em regiões/escolas onde não há dispositivos eletrônicos, Internet e até mesmo energia elétrica. Os resultados apresentaram relevância estatística comprovando melhoria significativa no desempenho dos estudantes que tiveram atividades de PC Desplugado.

Keywords


Pensamento Computacional Desplugado; Computação na Escola; Avaliação; Educação Primária



DOI: http://dx.doi.org/10.14210/ijcthink.v2.n1.p36

Refbacks

  • There are currently no refbacks.