A Systematic Literature Review on relationships between Computational Thinking and Mathematics

Thiago Schumacher Barcelos, Roberto Muñoz, Rodolfo Villarroel, Ismar Frango Silveira

Abstract


Uma melhor compreensão das relações entre o Pensamento Computacional e disciplinas já presentes no currículo da educação básica pode contribuir para a identificação de possíveis benefícios educacionais. Dessa forma, este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), incluindo 59 estudos publicados em língua inglesa entre 2006 e 2015 que apresentam atividades didáticas desenvolvendo o Pensamento Computacional e competências, habilidades ou conteúdos da Matemática. Vários tópicos matemáticos são desenvolvidos, com predominância da Álgebra, Cálculo e habilidades cognitivas de alto nível. Verifica-se ainda, nos últimos dois anos, um aumento do desenvolvimento de experiências na educação básica e um maior rigor metodológico na avaliação dos efeitos de aprendizagem. Por outro lado, se apresenta uma carência de estudos relacionados à Modelagem Matemática e à formação de professores.

Keywords


Computational thinking; Mathematics; Systematic Literature Review



DOI: http://dx.doi.org/10.14210/ijcthink.v2.n1.p23

Refbacks

  • There are currently no refbacks.