O LOCUS DA CONCILIAÇÃO E DA MEDIAÇÃO NA BUSCA PELO LEGÍTIMO DIREITO AO ACESSO À JUSTIÇA NA PÓS-MODERNIDADE

Volnei Celso Tomazini, Maykon Fagundes Machado

Resumo


A presente pesquisa possui como objeto a análise do locus da conciliação e da mediação na pós-modernidade, principalmente na busca por um efetivo acesso à justiça. Como objetivo geral pretende-se destacar as principais categorias acerca da temática, trazendo ao leitor o conhecimento de tais abordagens de ímpar relevância, visando, sobretudo, a conscientização por uma cultura do consenso de real efetividade. Como objetivo específico, pretende-se ainda verificar os potenciais avanços em outros países acerca do tema em debate, a fim de elaborar uma análise comparativa com a realidade brasileira, destacando os avanços do recente Código de Processo Civil que, surge como um marco de excelente contribuição à cultura do diálogo, algo que é de suma importância atualmente, considerando a excessiva demanda que o Poder Judiciário brasileiro tem enfrentado nos últimos anos. Utilizou-se para a elaboração desta pesquisa o método indutivo, adotando a partir deste, a técnica de investigação bibliográfica.


Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Pedro Manoel. Acesso à Justiça e Juizados Especiais: O desafio histórico da consolidação de uma justiça cidadã no Brasil. Florianópolis: Conceito Editorial, 2008, p. 168.

BACELLAR, Roberto Portugal. Mediação e Arbitragem. São Paulo: Saraiva, 2012.

BARROSO, Luis Roberto. Curso de Direito Constitucional Contemporâneo: os Conceitos Fundamentais e a Construção de um Novo Modelo. 5.ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

CAHALI, Francisco José. Curso de Arbitragem: resolução CNJ 125/2010 (e respetiva emenda de 31 de janeiro de 2013): mediação e conciliação. 3ª Ed. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2013.

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à Justiça. Tradução: Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris, 1988.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Resolução Nº 125 de 29/11/2010. Disponível em: < http://www.cnj.jus.br/busca-atos-adm?documento=2579>.

Dicionário da Cultura Jurídica. Organização Denis Alland e Stéfhane Rials. Tradução Ivone Castilho Benedetti. Revisão técnica Márcia Villares de Freitas. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes. 2012, p. 1169-1170.

DINAMARCO, Cândido Rangel. A instrumentalidade do processo. 13ª ed. rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 2008.

FERNANDES, Bernardo Gonçalves Alfredo; MOURA, Grégore Moreira. A “Conciliação” como Elemento do Direito Fraterno: por uma jurisconstrução fraterna. Publicações da Escola da AGU. 2017. Disponível em: https://seer.agu.gov.br/index.php/EAGU/article/view/2008.

GALVÃO FILHO, Maurício Vasconcelos; WEBER, Ana Carolina. Disposições gerais sobre a mediação civil. In: PINHO, Humberto Dalla Bernardina de (Org.). Teoria geral da mediação à luz do projeto de lei e do direito comparado. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.

GARCEZ, José Maria Rossani. Negociação. ADRS. Meditação. Conciliação e arbitragem. 2ª ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004.

LIMA, Leandro Rigueira Rennó. Arbitragem: Uma análise da fase pré-arbitral. Belo Horizonte: Mandamentos, 2003.

LIMA, Ticiani Garbellini Barbosa; BENEVIDES, Jonatas Ribeiro. O desafio do acesso à justiça no brasil e a comparação no direito português. Jus Populis, v. 1, n. 3, 2018.

RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Acesso à justiça no direito processual brasileiro. São Paulo: Acadêmica, 1994.

SARLET, Ingo Wolfang. A eficácia dos Direitos Fundamentais, 6ª ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.

SERPA. Maria de Nazareth. Teoria e prática da mediação de conflitos. Rio de janeiro: Lumen Juris, 1999.

TARTUCE, Fernanda. Mediação nos Conflitos Civis. 3. ed. São Paulo: Método, 2016.

VAZ, Paulo Afonso Brum. Juizado Especial Federal: contributo para um modelo democrático de justiça conciliativa. 2016. Disponível em: https://www2.cjf.jus.br/ojs2/index.php/mono/issue/view/130.

VEZZULLA, Juan Carlos. A mediação para uma análise da abordagem dos conflitos à luz dos direitos humanos, o acesso à justiça e o respeito à dignidade humana. In: SILVA, Luciana Aboim Machado Gonçalves da (Org). Mediação de Conflitos. São Paulo: Atlas, 2013.

WARAT, Luís Alberto. O ofício do mediador. Florianópolis: Habitus Editora, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.