• Resumo

    Uma proposta de sistema de aprendizagem com conteúdo gamificado e com reforço guiado por algoritmos bio-inspirados

    Data de publicação: 03/05/2017

    A aplicação da gamificação no ensino vem ganhando cada vez mais espaço, pois permite a inclusão e cooperação dos estudantes na troca de informações para resolver as atividades dos jogos educativos. Neste trabalho será proposto um ambiente educativo gamificado, onde os conteúdos são apresentados em forma de árvore. Para que se tenha o melhor aproveitamento no aprendizado por reforço, um sistema tutor inteligente irá direcionar o estudante através de um plano de estudos ótimo. Para a confecção desse planejador automático serão utilizados algoritmos baseados em técnicas bio-inspiradas. Resultados mostraram que o sistema tutor inteligente tem boas perspectivas para ser utilizado em cursos, onde a estrutura pode ser modelada através de grafos de hierarquia e o domínio pode ser reforçado com atividades em forma de jogos, garantindo ao aluno um plano de estudos personalizado.

Anais do Computer on the Beach

O Computer on the Beach é um evento técnico-científico que visa reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de Computação, a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas áreas.

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