• Resumo

    Metodologias e Estratégias Didático-Pedagógicas para o Ensino de Lógica de Programação e Algoritmos: Um Mapeamento Sistemático da Literatura

    Data de publicação: 10/05/2018
    As dificuldades enfrentadas pelos estudantes novatos na disciplina de Lógica de Programação e Algoritmos (LPA) tem sido uma preocupação para pesquisadores e professores da área de computação. Estas dificuldades frustram os estudantes e levam muitos deles a desistência do curso. Este artigo apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura, com o objetivo de identificar e analisar as diferentes metodologias e estratégias didático-pedagógicas, mediadas pelas tecnologias educacionais adaptativas visando à melhoria do processo de ensino-aprendizagem de LPA. Como resultados, 45% dos trabalhos utilizam metodologias, estando em evidência as Aprendizagens Baseadas em Problemas e Aprendizagens Baseadas em Projetos, e 50% dos trabalhos discutem as estratégias didático-pedagógicas, com foco nos Estilos de Aprendizagem e Estilos Cognitivos. Com base nos dados, é possível identificar uma lacuna relacionada à utilização de vídeos ou vídeo-aulas como recurso para o processo ensino-aprendizagem, que neste mapeamento representou 14% dos trabalhos.

Anais do Computer on the Beach

O Computer on the Beach é um evento técnico-científico que visa reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de Computação, a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas áreas.

Access journal