• Resumo

    O Papel de Buscas Locais Estocásticas na Modularidade por Densidade

    Data de publicação: 10/05/2018

    Maximização da Modularidade por Densidade é um problema computacional
    para a detecção de comunidades em redes que tem recebido uma série de contribuições recentes na literatura sobre algoritmos e heurísticas. Apesar disto, resultados sobre buscas locais estocásticas não foram encontrados na literatura ou inexistem. O objetivo do trabalho reportado neste artigo foi identificar o papel de buscas locais, mais especificamente busca locais estocásticas, na melhoria de soluções para o problema da Maximização da Modularidade
    por Densidade. As buscas experimentadas foram uma busca local que pára em ótimos locais, a Busca Local Iterada, a Busca Local Monótona Randomizada e a Busca Tabu. Todas as buscas utilizando estratégias de 1- vizinhança. Os experimentos demonstraram que a Busca Local Iterada, Busca Local Monótona Randomizada e a Busca Tabu obtiveram melhoria superior a 16% em soluções obtidas por uma heurística considerada estado-da-arte na literatura.

Anais do Computer on the Beach

O Computer on the Beach é um evento técnico-científico que visa reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de Computação, a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas áreas.

Access journal