• Resumo

    Uma análise de segurança no uso de contêineres Docker em nuvens IaaS OpenStack

    Data de publicação: 29/05/2019

    Nos últimos anos, o uso de virtualização na computação em nuvem aumentou consideravelmente. Soluções de virtualização baseada em hipervisores e contêineres passaram a ser utilizadas em combinação em ambientes PaaS e IaaS, devido às suas características de desempenho, isolamento e escalabilidade.
    Contudo, a adoção do uso de contêineres pelo mercado é recente quando comparada à MVs. Como consequência, a preocupação com a segurança de contêineres possui relevância. Vulnerabilidades em mecanismos do núcleo do SO e em soluções para contêineres são um risco para os dados e o funcionamento do serviço de todas as entidades que compartilham um mesmo hardware.
    Sendo assim, há a necessidade de identificar e classificar ameaças, riscos e vulnerabilidades em contêineres. Este trabalho relata uma análise de segurança do uso de contêineres Docker para nuvens OpenStack.

Anais do Computer on the Beach

O Computer on the Beach é um evento técnico-científico que visa reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de Computação, a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas áreas.

Access journal