Uso da Lógica de Programação no desenvolvimento de jogos para crianças do ensino fundamental: um caso de Informática Educativa na escola pública

Sara das Merces Silva, Fabíola Antoja. O. Araújo, Saulo W. da Silva Costa, Yomara Pinheiro Pires, Marcos C. da Rocha Seruffo

Resumo


O computador contribui no processo de ensino-aprendizagem porém, poucas escolas públicas têm acesso a recursos computacionais, assim como a logica de programação pode ajudar no aprendizado, apesar de não está no currículo atual da educação básica. Usou-se o computador para ensinar lógica de programação a alunos da educação básica em Inhangapi (nordeste do Pará), os quais criaram um jogo educativo incentivando a sustentabilidade e preservação do rio presente no município. O jogo foi avaliado, quanto a usabilidade, através da ferramenta Fourface que identifica o estado emocional do usuário. Vinte alunos participaram dos testes e 95% deles expressaram a emoção alegria ao usar o computador como ferramenta de incentivo a preservação ambiental.


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