EME: Uma ferramenta para auxiliar a correção de erros de aprendizes de programação

Galileu Santos de Jesus, Kleber Tarcisio Oliveira Santos, Jaine da Conceição Santos, Alberto Costa Neto

Resumo


Este trabalho apresenta uma proposta para apoiar o ensinoaprendizagem de programação de computadores, aprimorando o juiz on-line The Huxley através da capacidade de produzir mensagens de feedback que sejam facilmente compreendidas pelos aprendizes de disciplinas iniciais de programação , norteando-os sobre os erros de sintaxe apresentados ao realizar uma submiss˜ao ao juiz on-line. Foi feita uma análise na base de dados para catalogar os erros sintáticos de programação de cada linguagem disponível desta ferramenta. A linguagem Python foi a que mais apresentou submissões erradas, tornando-se nosso alvo de análise. Ao analisar os erros desta linguagem, os resultados apontam que existem 143 tipos de erros sintáticos, distribuídos em 20 classes. Por fim, foi realizada a elucidação dos requisitos, a implementação e integração com o juiz on-line. O estudo concluiu que as mensagens amigáveis são mais fáceis de serem entendidas do que as originais e também que foram mais úteis na correção dos erros sintáticos.


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