Adequação de acessibilidade em jogos digitais: redesign do jogo “Dr. Baguncinha”

Amanda Kohl, Adriana Gomes Alves

Resumo


A acessibilidade em jogos digitais requer repensar interações, mecânicas e interfaces adequadas a uma ampla gama de deficiências. O design universaladotado em jogos é uma alternativa quando se pensa no seu uso de forma igualitária por todos estudantes. Entretanto, esta não é uma tarefa trivial e requer especial atenção aos diferentes sujeitos que fazem uso do jogo. Desta forma este artigo visa apresentar o redesign de um jogo digital – Dr. Baguncinha – de forma a solucionar diferentes problemas encontrados na sua avaliação feita com 29 crianças com deficiência (visual, auditiva, intelectual e motoras). A metodologia pauta-se em pesquisa de cunho qualitativo, baseada em técnicas de design, estudos bibliográficos, produção de jogos digitais e análise de acessibilidade. Como resultados tem-se o redesign e o desenvolvimento do jogo em termos de arte e programação. Palavras-chave - Redesign; Acessibilidade; Educação especial; Jogo educativo


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