• Resumo

    Construção de Dicionário de Palavras para Análise de Sentimentos em Tweets

    Data de publicação: 29/05/2019

     O crescimento das redes sociais proporcionou uma grande disponibilidade
    de informações sobre seus usuários, que são de importância para um grande número de interessados, como setores do governo ou empresas. Uma análise útil desses dados é identificar a polaridade do sentimento em um texto sobre determinado assunto. Muitos métodos computacionais já foram propostos neste sentido, porém, devido á sua complexidade , eles costumam ser de difícil interpretação, o que pode não ser ideal para determinados cenários. Neste trabalho buscou-se desenvolver um método de análise de sentimentos de tweets que seja de fácil modificação e fácil interpretação para usuários leigos. A abordagem desenvolvida consiste em criar um dicionário de palavras que pondera cada palavra de acordo com a sua polaridade. Para estimar os pesos de cada palavra foi utilizado um Algoritmo Genético. O dicionário formado permite
    fácil interpretação e modificação. Quando comparado com outros métodos, os resultados indicaram que a abordagem proposta é promissora.

Anais do Computer on the Beach

O Computer on the Beach é um evento técnico-científico que visa reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de Computação, a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas áreas.

Access journal