• Resumo

    Um Sistema Especialista para Apoio na Avaliação da Acessibilidade e da Usabilidade em Dispositivos Móveis Abordando o Portador de Necessidade Especial Visual

    Data de publicação:

    A popularização dos dispositivos móveis na sociedade informatizada tem aumentado muito durante os últimos anos. Ao mesmo tempo, a contínua evolução dos dispositivos vem acompanhada de uma enorme distância entre estes e os usuários com necessidade especial visual, que apresentam muitas dificuldades de utilização, impedindo o acesso à informação em geral ou mesmo em situações profissionais [Lagoá et al. 2008]. Além dos fatores apresentados, há a questão da acessibilidade e da usabilidade. Pode-se afirmar que a acessibilidade visa facilitar o acesso a conteúdo independentemente do dispositivo ou das necessidades especiais do usuário. Já a usabilidade é a qualidade que caracteriza o uso dos programas e aplicações [Cybis 2007]. Assim, ela não é uma qualidade intrínseca de um sistema, mas depende de um acordo entre as características de sua interface e as características de seus usuários. Esses são fatores que tornam a avaliação da acessibilidade e da usabilidade necessários e, ao mesmo tempo, desafiadores. A Inteligência Artificial apresenta-se como uma alternativa para a avaliação de sistemas. Os sistemas especialistas – programas destinados a solucionar problemas em campos específicos de conhecimento –tornaram-se realidade sob a forma de sistemas interativos que respondem questões, solicitam e fornecem esclarecimentos, fazem recomendações e, geralmente, auxiliam o usuário orientando-o no processo de tomada de decisão, ou seja, simulam o raciocínio humano fazendo inferências, julgamentos e projetando resultados [Mendes 1997]. Dentro deste contexto, o presente trabalho consiste na elaboração e construção de um sistema especialista que avalie a acessibilidade e a usabilidade em dispositivos móveis considerando o portador de necessidade especial visual.

Anais do Computer on the Beach

O Computer on the Beach é um evento técnico-científico que visa reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de Computação, a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas áreas.

Access journal