• Resumo

    Reciclique - Jogo Educacional sobre Reciclagem de Resíduos Sólidos desenvolvido numa perspectiva pedagógica sobre o meio ambiente

    Data de publicação:
    Tratando o desenvolvimento de Jogos Computadorizados Educacionais (JCEs) numa perspectiva pedagógico-científica, foi realizada uma pesquisa com crianças em diferentes faixas etárias (7 a 12 anos), estudantes do segundo ao sétimo ano do ensino fundamental em duas escolas públicas, com o objetivo de saber como tornar mais atrativo estes jogos na área do meio ambiente, sem fugir ao objeto de aprendizagem. Para aplicação do método de avaliação heurística, foi desenvolvido um jogo, utilizando o programa Game Maker, denominado Reciclique, voltado para o aprendizado do processo de coleta seletiva. Tendo como fim, a avaliação dos alunos quanto à usabilidade do mesmo, além da estimação de pontos chaves de identificação, como cores, animações, sons, etc. Os resultados iniciais mostram que os jogos por si só atraem as crianças independentemente de serem educacionais e o que mantém esta atração, além do design, é principalmente a jogabilidade.

Anais do Computer on the Beach

O Computer on the Beach é um evento técnico-científico que visa reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de Computação, a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas áreas.

Access journal