• Resumo

    Redes Neurais Artificiais aplicadas no Reconhecimento de Gestos usando o Kinect

    Data de publicação:

    Este artigo tem por objetivo descrever o projeto, desenvolvimento e os resultados obtidos junto a um sistema para o aprendizado e classificação de gestos através do uso do sensor Kinect (sensor usado no videogame XBox da Microsoft). Foi desenvolvida uma aplicação para testar o reconhecimento de gestos simples, realizados livremente com a mão do usuário, permitindo assim o treinamento, e o posterior reconhecimento e diferenciação de um conjunto de gestos diferentes. O sensor Kinect permite a captura de uma
    imagem juntamente com o mapa de profundidade, ou seja, obtemos para cada pixel a informação RGB-D (cor RGB e "Depth"). A partir de uma seqüência de quadros com esta informação é possível caracterizar um determinado movimento, que define um gesto em particular. Este trabalho permitiu demonstrar através de uma aplicação prática baseada em uma Rede Neural, que executa em tempo real, que é possível usar um Kinect para tarefas que
    vão além do simples acompanhamento (tracking) de elementos de uma cena, como é usual em jogos. Através do sistema proposto é possível treinar a Rede Neural para aprender a reconhecer novos e diferentes gestos específicos. Os resultados obtidos foram muito promissores, com uma taxa de reconhecimento bastante alta, o que permite a aplicação deste tipo de técnica em jogos e em interfaces humano-computador (IHC) que possam requerer uma interação mais natural e comandos à distância.

Anais do Computer on the Beach

O Computer on the Beach é um evento técnico-científico que visa reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de Computação, a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas áreas.

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