• Resumo

    Análise do Impacto da Subtração Espectral para Tratamento de Ruído no Reconhecimento de Palavras Isoladas com Coeficiente Mel-Cepstrais

    Data de publicação:
    Ambientes ruidosos podem comprometer sistemas de reconhecimento de fala de modo que o sistema não consegue distinguir o ruído do sinal de voz. Neste trabalho foi analisada a eficiência da técnica de subtração espectral com retificação de meia onda para tratamento do ruído estacionário. A eficácia desta técnica foi avaliada no Framework Sphinx, levando em consideração a relação entre a taxa de reconhecimento, o nível de relação sinal-ruído e número de coeficientes Mel-cepstrais. Como resultado, observou-se que dependendo no nível de SNR, a técnica de subtração espectral suprime frequências importante do sinal, gerando o chamado ruído musical, sendo preferível permitir que o sistema utilize o sinal ruidoso.

Anais do Computer on the Beach

O Computer on the Beach é um evento técnico-científico que visa reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de Computação, a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas áreas.

Access journal