• Resumo

    O HOMEM, A NATUREZA OU A VIDA: QUAL O SEGREDO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?

    Data de publicação: 02/03/2021

    O artigo científico tem por objetivo apresentar argumentos para a compreensão do Desenvolvimento Sustentável, analisando o Antropocentrismo, Ecocentrismo e Biocentrismo. Sem adentar nos aspectos filosóficos e históricos de formação dessas correntes de pensamentos, o objeto tratado se justifica pela necessidade de compreender o que realmente seja Desenvolvimento Sustentável e, em que plataforma está inserido. Para tanto, por meio da pesquisa bibliográfica, a partir do método lógico dedutivo, sob a perspectiva teórica das obras de Zygmunt Bauman, Edgar Morin, Keith Thomas, Fritfof Capra, Ricardo Abramovay, Klaus Bosselmann, Ignacy Sachs, entre outros, buscou-se a resolução da problemática para entender qual o papel e importância do homem, da natureza ou da vida em relação ao Desenvolvimento sustentável. Conclui-se, portanto, que a compreensão do Desenvolvimento Sustentável é condição fundamental para compreensão da Sustentabilidade, porquanto contempla a aceitação dos benefícios do crescimento econômico responsável e não predatório em relação aos ambientes biocêntricos.

     

    PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento sustentável. Meio ambiente. Sustentabilidade ecológica.

  • Referências

    A INICIATIVA da carta da terra. A Carta da Terra em Ação. Disponível em: http://www.cartadaterrabrasil.com.br/prt/iniciativa-carta-da-terra.html. Acesso em: 10 jan. 2020.

    ABRAMOVAY, Ricardo. Muito além da economia verde. São Paulo: Ed. Abril. 2012.

    BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

    BAUMAN, Zygmunt. Vida para Consumo: transformação das pessoas em mercadoria. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. São Paulo: Zahar. 2008.

    BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é, o que não é. 5. Ed. Revista e Ampliada. Petrópolis/RJ: Vozes, 2016.

    BOSSELMANN, Klaus. O principio da Sustentabilidade: transformando direito e governança. Tradução de Phillip Gil França. São Paulo: Revista dos Tribunais. 2015.

    CAPRA, Fritfof. As Conexões Ocultas: ciência para uma vida sustentável. Tradução Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Cultrix, 2005.

    MATURANA, Humberto R; VARELA, Francisco J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. Tradução de Humberto Mariotti e Lia Diskin. São Paulo: Palas Athena. 2001.

    MEADOWS, Donella H.; MEADOWS, Dennis L.; RANDERS, Jorgen; BEHRENS III, William W. The limits to Growth. New York: Universe Books. 1972.

    MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

    ROUSSEAU, Jean-Jacques. A origem das desigualdades entre os homens. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

    SACHS, Ignacy. Desenvolvimento: includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond. 2008.

    SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Org. Paula Yone Stroh. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

Anais de Constitucionalismo, Transnacionalidade e Sustentabilidade

Os Anais de Constitucionalismo, Transnacionalidade e Sustentabilidade, desenvolvidos pela Associação Internacional de Constitucionalismo, Transnacionalidade e Sustentabilidade, tem como missão servir à comunidade acadêmico científica, tanto nacional como internacional, como um instrumento de informação e divulgação de produtos científicos produzidos por meio dos eventos organizados pela Associação Internacional. A referida Associação já existia anteriormente a 2015 na forma de Associação de Pesquisa e teve sua atuação e seus objetivos ampliados em 2015 quando foi formalizada.

 

Access journal