• Resumo

    DO FAST FASHION A CRIAÇÃO DE UMA CADEIA DE VALOR: BREVES REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES DO SETOR TÊXTIL BRASILEIRO NA BUSCA POR UMA CADEIA PRODUTIVA MAIS SUSTENTÁVEL

    Data de publicação: 02/03/2021

    Este artigo tem como objetivo apresentar breves reflexões sobre a evolução das discussões sobre meio ambiente e sustentabilidade no cenário nacional e internacional e como isso tem impactado governos, empresas e pessoas. Também se busca discutir os impactos do fast fashion, da obsolescência psicológica e do consumismo na sustentabilidade do setor têxtil brasileiro. Por fim, são apresentadas algumas ações desenvolvidas pelo varejo têxtil brasileiro para criar uma cadeia fornecedora mais sustentável e responsável socialmente e também alinhada com a Agenda 2030. Para elaboração deste artigo se utilizou a metodologia de pesquisa bibliográfica em livros, artigos e sites disponíveis na internet. Após a pesquisa foi possível perceber que o setor têxtil nacional, especialmente o grande varejo, está preocupada com a garantia do direito ao futuro das próximas gerações e vem adotando práticas que buscam criar uma cadeia mais sustentável.

     

    Palavras-chave: Consumismo. Moda. Obsolescência. Sustentabilidade. Têxtil.

  • Referências

    ARAÚJO, Mariana; BROEGA, Ana Cristina; MORA-RIBEIRO, Silvana. Sustentabilidade na moda e o consumo consciente. In: Seminário Acadêmico da APEC: O Local, o Global e o Transnacional na Produção Acadêmica Contemporânea, 19, junho de 2014, Barcelona. Anais... Barcelona: APEC, 2014.

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO VAREJO TÊXTIL. ABVTEX. Disponível em: . Acesso em: 16 de outubro de 2020.

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO. ABIT. Disponível em: www.abit.org.br. Acessado em: 16 de outubro de 2020.

    CARVALHO, Felipe Ferreira Pires. A terceirização na indústria têxtil e o trabalho em condições análogas às de escravo: um estudo do caso Zara (Inditex). Universidade de Brasília. 2015.

    FREITAS, Juarez. Sustentabilidade: direito ao futuro. Belo Horizonte: Fórum, 2012. p. 41.

    GARCIA, Denise Schmitt Siqueira. GARCIA, Heloise Siqueira. Os produtos “Fast Fasion e a justiça ambiental: análise da possibilidade da internalização das externalidades negativas. In: Guilherme Ribeiro Baldan, Inês Moreira da Costa, Jorge Luiz dos Santos Leal. (Org.). Sustentabilidade, governança e proteção ao meio ambiente: uma visão a partir da Amazônia. 1ed. Porto Velho: Emeron, 2017, v. 1, p. 9-27.

    LATOUCHE, Serge. Hecho para tirar. La Irracionalidad de la obsolescencia programada. Barcelona: Octaedro, 2014.

    LATOUCHE, Serge. Pequeno tratado do decrescimento sereno. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

    MEDEIROS, Fernanda Luiza Fontoura de. Meio ambiente: direito e dever fundamental. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2004.

    MILARÉ, Édis. Direito do meio ambiente. 9ª edição. São Paulo: Revistas dos Tribunais, 2014.

    SOUZA, Maria Cláudia da Silva Antunes de; SOARES, J. S. Sociedade de Consumo e o Consumismo: Implicações existenciais na dimensão da sustentabilidade. Revista direito e desenvolvimento, v. 9, 2018.

    TEIXEIRA, Orci Paulino Bretana. O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado como direito fundamental. Porto Alegre: Livraria do advogado Editora, 2006.

    VEIGA, José Eli da. Sustentabilidade: a legitimação de um novo valor. São Paulo: Editora Senac, 2017. Livro eletrônico.

Anais de Constitucionalismo, Transnacionalidade e Sustentabilidade

Os Anais de Constitucionalismo, Transnacionalidade e Sustentabilidade, desenvolvidos pela Associação Internacional de Constitucionalismo, Transnacionalidade e Sustentabilidade, tem como missão servir à comunidade acadêmico científica, tanto nacional como internacional, como um instrumento de informação e divulgação de produtos científicos produzidos por meio dos eventos organizados pela Associação Internacional. A referida Associação já existia anteriormente a 2015 na forma de Associação de Pesquisa e teve sua atuação e seus objetivos ampliados em 2015 quando foi formalizada.

 

Access journal